Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 3950

Portal da Capes disponibiliza novos títulos em ciências sociais e humanas

Dos 22.525 títulos do portal, quase 40% são de coleções classificadas nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguísticas, Letras e Artes
Os usuários do Portal de Periódicos das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes já podem acessar as revistas científicas que integram a coleção do Project Muse. Os títulos foram assinados no final de 2009 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e podem ser utilizados em atividades de ensino e pesquisa por alunos por professores e alunos de graduação e pós-graduação.

Fundado em 1993, o Project Muse é uma associação sem fins lucrativos entre editores e bibliotecas. O acervo conta atualmente com 432 periódicos com texto completo.

Segundo o professor da Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (PGTE/UFSC), Walter Costa, os títulos assinados preenchem uma lacuna por informações de alta qualidade na sua linha de pesquisa. "Com a assinatura, professores e alunos de inúmeras universidades espalhadas por todo o território nacional, entre elas as federais, podem ter acesso a uma excelente coleção de periódicos, antes reservada a algumas universidades".

O professor cita periódicos importantes publicados pelo Project Muse nas áreas de literatura hispânica, literatura comparada e teoria. É o caso do Hispanic Review, Luso-Brazilian Review, Comparative Literature Studies, The Comparatist e Journal of Narrative Theory. Costa lembra que antes, era necessário recorrer de forma regular a amigos e colegas na Europa e nos Estados Unidos para conseguir certos artigos publicados em periódicos internacionais. "Graças à assinatura do Project Muse, essa dependência do exterior se reduziu significativamente", afirma.

Expansão do acervo

Em 2009, a Capes investiu na expansão do acervo do Portal de Periódicos, que passou de 12.365 para 22.525. Desses, quase 39% são de coleções classificadas nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguísticas, Letras e Artes.

A aquisição de novas coleções obedece às demandas da comunidade acadêmica, pelo envio de sugestões ao serviço Fale Conosco, por meio de registro no Catálogo de Sugestões, pela avaliação de conteúdos disponíveis na modalidade de Trial ou pela solicitação de avaliação feita pela Capes aos representantes das diferentes áreas do conhecimento.
(Informações do Portal da Capes)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.