Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4138


Láurea é destinada a iniciativas da gestão pública federal
O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foi um dos premiados no 15º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. O programa foi selecionado junto com outras nove práticas de gestão inovadora. O evento de premiação será em março de 2011. Na ocasião, as iniciativas vencedoras apresentarão suas inovações e somente então será anunciada a classificação.

Para a escolha do Portal de Periódicos, foram considerados aspectos como a utilização eficiente dos recursos públicos e de mecanismos de controle e avaliação da gestão. Também foram considerados os resultados alcançados pelo Portal de Periódicos na democratização do conhecimento científico no Brasil, com destaque para a expansão do acervo, do número de instituições usuárias e de acessos e downloads diários.

O 15º Concurso na Gestão Pública Federal é promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com a colaboração do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com o apoio, para as premiações, da Embaixada da França, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GTZ).

Com 117 inscrições válidas, a edição deste ano do concurso concederá aos quatro primeiros colocados visitas técnicas à França, Alemanha e cursos técnicos no Japão. Para o 5º lugar será oferecida uma vaga no curso de Especialização em Gestão Pública da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), condicionada à aprovação no processo seletivo. Da 6ª à 10ª colocação, cada equipe terá direito a três vagas em cursos de Desenvolvimento Gerencial oferecido pela Escola.

Portal de Periódicos

Lançado em novembro de 2000, o Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne conteúdo científico. Em dez anos, o acervo do Portal passou de 1.800 títulos de periódicos com texto completo, para mais de 24 mil títulos.

O número de instituições usuárias foi multiplicado por quatro, passando de 72 para 311, em 2010. Somente em 2009, foram contabilizados 23.386.833 textos completos baixados e 41.642.827 pesquisas as bases referenciais, totalizando 65.029.660 acessos ao conteúdo assinado, equivalendo a 178.000 acessos/downloads por dia.
(Assessoria de Comunicação da Capes)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.