Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 3973

Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero 2009 divulga resultado

Os nomes das ganhadoras da 5ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero foram divulgados na sexta-feira, dia 19, em Brasília
No total, o prêmio recebeu 3.686 inscrições entre redações e artigos científicos, além de 17 projetos enviados por escolas do ensino médio. Os vencedores receberão as premiações em dinheiro, computadores e bolsas de estudos, durante as comemorações do aniversário do CNPq, em abril deste ano.

O prêmio é uma parceria do CNPq com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem).

Os julgamentos ocorreram na sede do CNPq, em Brasília, e a abertura das reuniões contou com a presença da vice-presidente do CNPq, Wrana Panizzi, de representantes da SPM, do MEC e do Unifem. As categorias Estudante de Ensino Médio, com 2.976 inscritos, e Escola Promotora da Igualdade de Gênero foram julgadas na última terça-feira (16/03). Já os artigos científicos foram analisados na quainta-feira (18/03).

Criada em 2005, a premiação acontece por meio do concurso de redações para estudantes do ensino médio e de artigos científicos para estudantes de graduação e graduados, com o objetivo de estimular a produção científica e a reflexão sobre as relações de gênero e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.

Além disso, o prêmio contribui para promover a discussão nas escolas e universidades sobre as desigualdades existentes entre mulheres e homens e incentivar os estudantes a produzirem textos sobre o tema. A novidade desta edição foi a diversificação das modalidades de participação universitária e a criação da categoria "Escola Promotora da Igualdade de Gênero".

Veja os resultados em:
http://www.cnpq.br/saladeimprensa/noticias/2010/0319.htm
(Assessoria de Comunicação do CNPq)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.