Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4354

Presidente da Capes anuncia mudanças e avanços para o aperfeiçoamento do Pibid

Encontro com coordenadores avalia os resultados alcançados e discute propostas de melhoria na gestão do programa.
Nesta quarta-feira (28), o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, apresentou aos mais de 190 coordenadores institucionais do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) mudanças e novidades para aperfeiçoamento da iniciativa. "Realizaremos algumas mudanças positivas no âmbito do Pibid. Entre elas, está o avanço no modelo de parcerias com as instituições participantes do programa - em vez de edital, os processos serão realizados em formato de fluxo contínuo para essas instituições." Jorge Guimarães ressaltou que os editais permanecerão, mas apenas para as instituições que ainda não participam do programa.

Entre as ações citadas pelo presidente e já realizadas pela Capes para o aperfeiçoamento do Pibid e de outros programas da Capes direcionados à formação de professores para a educação básica está o Programa de Apoio a Eventos (Paep) que, em 2010, passou a apoiar também eventos voltados para a formação e melhoria do quadro docente desta modalidade. "Inicialmente destinado a eventos relacionados à pós-graduação, o Paep hoje também apoia eventos científicos, tecnológicos e culturais voltados à formação de professores da educação básica." Segundo Guimarães, a Capes apóia atualmente entre três e quatro eventos por dia pelo programa.

A mobilidade de professores da educação básica e licenciandos para o exterior é mais uma ação recente da Capes voltada à nova missão da instituição. Os programas de mobilidade já em andamento são: Certificação nos EUA para Professores de Língua Inglesa; Programa Aprofundando a Análise da Docência e Liderando a Aprendizagem, com a Inglaterra; e Programa de Licenciaturas Internacionais Capes/UC, com Portugal. Além da participação de eventos no exterior por meio do Paep.

Educação sistêmica - Jorge Guimarães falou também do curso de inglês on-line totalmente financiado pela Capes, que está sendo elaborado para atender às necessidades de formação em língua inglesa para programas como o Ciência sem Fronteiras e o próprio Pibid. "Vamos preparar, por meio deste curso, os alunos para exames como o TOEFL, de proficiência em inglês." Para o presidente, todas essas ações, aliadas a outras do Ministério da Educação, estão gerando resultados. "Começou a aparecer entusiasmo pela licenciatura, há registro de aumento nas notas do Enem, há jovens sendo premiados em olimpíadas internacionais de conhecimento. Tudo isso reflete em todos os níveis da educação. É a educação sistêmica, da creche ao pós-doutorado, que norteia nossas ações e com certeza orgulharia o idealizador da Capes, o educador Anísio Teixeira", concluiu.

Multimídia - Durante o evento, foi apresentada pela gerente de desenvolvimento de negócios da Encyclopaedia Britannica - Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia, Adriana Rodrigues, a Britannica Escola Online, portal de aprendizagem disponível para as escolas públicas. O portal é fruto de parceria entre a Capes e a Encyclopaedia Britannica e disponibiliza conteúdo todo em português voltado para crianças do ensino fundamental e também para os professores deste nível de ensino.

O computador interativo também foi apresentado pelo representante da Diretoria de Informática e Tecnologia do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Tiago Hamilton da Silva. O aparelho, elaborado especificamente para professores, possui um computador com o retroprojetor acoplado e está presente em escolas públicas de vários locais do país, mas para que todas tenham acesso é necessário que os estados, municípios e universidades solicitem a compra do equipamento via FNDE. A diretora de Educação Básica da Capes, Carmen Moreira de Castro Neves, explicou que todas as instituições participantes do Pibid receberão dois computadores interativos para serem utilizados pelo programa.

O Portal Comunidades também foi apresentado aos participantes pela gerente do Pibid da Diretoria de Educação Básica da Capes, Claudete Batista Cardoso. A ferramenta tem como objetivo sociabilizar a produção dos projetos entre as instituições de ensino superior (IES) e a Capes; promover a aproximação dos participantes dos projetos; facilitar o acompanhamento dos projetos; e subsidiar a análise dos pedidos de renovação e ampliação dos projetos do Pibid, em contexto de fluxo contínuo.

Encontro - O 2º Encontro de Coordenadores Institucionais do Pibid tem como objetivo proporcionar a troca de experiências entre as instituições de educação superior envolvidas no Pibid. A ideia é avaliar os resultados alcançados e discutir propostas de melhoria na gestão do programa, favorecendo o crescimento desta política de valorização das licenciaturas e dos estudantes em formação. O evento integra as comemorações dos 60 anos da Capes, reúne cerca de 200 coordenadores do programa e segue até esta quinta-feira (29).
O Pibid é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira. A meta para 2012 é chegar a 45 mil bolsistas.

Mais informações sobre o 2º Encontro de Coordenadores Institucionais do Pibid podem ser obtidas pelo e-mail pibid@capes.gov.br ou pelo telefone (61) 2022-6563.
(Ascom da Capes)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.