Jesús Martin-Barbero funda primeira cátedra da Unila de 2011

Está marcada para os dias 1, 2 e 3 de março a instalação da Cátedra Latino-americana Carlos Quijano de Comunicação, Democracia e Cidadania
Promovida pelo Instituto Mercosul de Estudos Avançados (Imea) da Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila), a cátedra será fundada por Jesús Martin-Barbero. O evento acontece na sede provisória da Unila, no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR).

O pesquisador, radicado na Colômbia, irá falar, entre outros assuntos, sobre a reorganização do sentido de espaço, a reprodução simultânea do tempo nos fluxos da imagem e os novos modos de comunicar a transformação da cidadania. Como patrono da cátedra foi escolhido o uruguaio Carlos Quijano, que deixou um importante legado para o jornalismo e a militância política latino-americana.

Paralelamente ao evento acontece a segunda reunião do Grupo de Trabalho de Comunicação da Unila, que irá discutir linhas e projetos de pesquisas para os cursos de graduação e pós-graduação que serão implantados na instituição no futuro.

A Cátedra Carlos Quijano de Comunicação, Democracia e Cidadania é voltada para alunos dos programas de pós-graduação e também para pesquisadores e profissionais de Comunicação. As inscrições para as 50 vagas do evento já estão abertas e devem ser realizadas, através do e-mail imea@unila.edu.br

É necessário enviar os dados pessoais (nome completo, número de CPF, RG ou passaporte, endereço completo, e-mail e telefones) e dados acadêmicos (instituição de ensino, programa de pós-graduação e vínculo institucional).

Um pesquisador de difícil definição

Para o pesquisador de Comunicação e professor da Unila, Eduardo Vizer, o catedrático Jesús Martin-Barbero é um estudioso de difícil definição. Segundo seu currículo acadêmico, ele é comunicólogo, filósofo, investigador da cultura, pós-doutor em Antropologia e Semiótica, teórico da comunicação e autodefinido como "cartógrafo".

"Com seu livro de 1987, ’De los medios a las mediaciones: comunicación, cultura y hegemonia’, Barbero colocou a América Latina no mapa internacional dos estudos da Comunicação e da Cultura", relata.

Junto ao antropólogo argentino Néstor García Canclini e a alguns outros, ele representou o avanço de um pensamento que situa os meios de comunicação como um espaço de encontro de múltiplas redes de poder. Ao mesmo tempo, o pesquisador alertou sobre a ideia do "grande mediador", que transforma a sociedade em mercado.

Jesús Martin-Barbero também introduziu a noção de mediação, que representa uma transformação fundamental nas teorias de investigação. "As instituições tradicionais - escola, família, igreja, bairro - passam a ser consideradas agentes de mediação sociocultural, assim como também os novos atores dos movimentos sociais - movimentos étnicos, de gênero, de direitos humanos e ecológicos", explica Vizer.

Todos eles introduzem novos sentidos e novos usos sociais dos meios de comunicação, aos quais se agregam as já não tão "novas" tecnologias de informação e comunicação (TICs), que redefinem e reconstituem as redes de relações humanas no espaço virtual e nas novas temporalidades da instantaneidade digital.
(Assessoria de Comunicação da Unila)

Comentários

Por Abraao Gomes dos Santos
em 9 de Fevereiro de 2011 às 08:57.

parabéns prof. coriolano pelas suas iniciativas e muito erriquecedora suas notas e enquetes e até os convites para eventos , sempre que posso estou lendo interagindo na medida do pssivel aqui as aulas estão começando até breve, mas estou sempre buscando meio de debatermos e apoiar,e aquele ditado quem tem mais tempo avança ta passando pros outros , continue assim

Por Joice Silva
em 9 de Fevereiro de 2011 às 11:49.

Professor Coriolano!!

Faz muito tempo que o conheci e acredite que seu trabalho é reconhecido constantemente.

Fiz uma disciplina com o Senhor em salvador no curso da FETRAB. 

Sua disciplina apesar de ter sido uma das primeiras foi muito importante para mim.

Meu projeto teve como tema 

PROPOSTA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO:

FUNDAMENTAL DO PERÍODO 2009-2010 DO COLÉGIO ESTADUAL DOIS DE JULHO, SALVADOR – BA: Desafios e Possibilidades Metodológicas.

Todo o conhecimento que adquiri em suas aulas foram de imensa importância.

Aguardo o seu retorno à Salvador para que possa reencontrá-lo.

Abraços e obrigada por ter me apresentado à lista CEV


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.