Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4414

Primeiro mestrado profissional em Educação Física no País

Oferecido pela Unopar, as inscrições abrem em fevereiro.
O Mestrado em Exercício Físico na Promoção da Saúde, proposto pela Universidade Norte do Paraná (Unopar) foi aprovado pelo Conselho Técnico Científico (CTC) da Capes na última reunião do ano de 2011. Primeiro mestrado profissional na área de Educação Física no Brasil, o foco principal é a capacitação de profissionais que atuam no mercado de trabalho.

As inscrições abrem em fevereiro e as aulas começam em março. São 12 vagas para graduados em Educação Física, Esporte, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e áreas afins. O curso terá a participação de 11 docentes, todos da Unopar e com ampla experiência na área.

O programa é constituído pela área de concentração: Métodos e protocolos relacionados à prescrição de exercício físico, com duas Linhas de Pesquisa. Sendo: a) Prescrição de exercício físico em idades jovens, que aborda métodos e protocolos relacionados à prática de exercício físico em crianças e adolescentes, associados aos indicadores biológicos e comportamentais, que possam repercutir em idades futuras; e b) Prescrição de exercício físico na idade adulta, abordando métodos e protocolos relacionados à prática de exercício físico no adulto e no idoso associados a indicadores biológicos e comportamentais que possam repercutir na prevenção e controle de disfunções crônico-degenerativas, configurando-se como importante coadjuvante na proposição e no desenvolvimento de programas e projetos para promoção de saúde.

O programa de Mestrado Profissional em Exercício Físico na Promoção da Saúde da Unopar tem por finalidade formar pós-graduados em nível stricto sensu para atuação nas diferentes dimensões do exercício físico relacionado à saúde, com habilidades para utilizar e desenvolver novas tecnologias e metodologias direcionadas à intervenção profissional e à proposição de projetos inovadores no campo acadêmico-científico.

Para Hélio Suguimoto, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Unopar, a aprovação do projeto é um reconhecimento da Capes pela política de pesquisa e pós-graduação que a instituição adotou a partir de 2007, que junto ao Mestrado em Saúde e Produção de Ruminantes, também aprovado neste ano, somam cinco programas.

O pró-reitor ressalta que este programa é o resultado de esforço coletivo, com a participação da Direção de Centro de Pesquisa em Ciências da Saúde, Audrey Marquez e da Coordenação do Curso de Graduação em Educação Física, Márcia Aversani Lourenço, além dos docentes do programa. Contou ainda com expressivos investimentos da própria instituição em laboratórios e na contratação de doutores experientes, como o professor Dartagnan Pinto Guedes, reconhecido nacionalmente na área de Educação Física.

Mais informações no site www.unopar.br ou pelos emails mestradoexerciciofisico@unopar.br e pesquisa.registro@unopar.br.
(Ascom da Unopar)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.