Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4183


Uma das prioridades será a criação da Lei de Inovação da Paraíba
A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) está sob nova gestão: o físico Claudio Benedito Silva Furtado, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), assumiu a presidência da FAP no início do mês.

Uma de suas prioridades é fazer com que a Fapesq volte a fomentar CT&I no estado da Paraíba e abrir novos editais em conjunto com órgãos de fomento federais. Para isso, Furtado adiantou que pretende honrar uma série de contrapartidas que estão em atraso, de vários programas como Pronex, DCR, PPSUS, entre outros.

Segundo o presidente da FAP, tão logo o orçamento da Fapesq para 2011 seja definido pela Assembleia Legislativa do Estado, os recursos começarão a ser alocados prioritariamente nas contrapartidas de projetos que estão atrasadas.

"Vale a pena frisar que os projetos de implantação da Rede Metropolitana de João Pessoa e da Rede Paraibana de Pesquisa, em parceria com a FINEP, RNP e Estado da Paraíba, já receberam contrapartidas via empréstimos no BNDES e em breve começaremos a sua implantação", destacou Furtado. O projeto da Rede Paraibana de Pesquisa interligará todos os órgãos ligados à CT&I no estado da Paraíba.

A questão dos marcos regulatórios da CT&I também receberá especial dedicação, em espacial a Lei de Inovação do Estado da Paraíba, uma das prioridades para o governador eleito, Ricardo Coutinho.

"A Fapesq precisa ter o papel que a comunidade científica e a sociedade esperam, que é fomentar CT&I para o desenvolvimento da Paraíba", ressaltou Furtado.
(Informações da Assessoria de Comunicação da Fapesq)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.