Repassando informação.

Programação geral do XVII CONBRACE e IV CONICE - 11-16/09 - Porto Alegre

Domingo | 11 set

14h – 18h

Reuniões da Direção Nacional, das Secretarias Estaduais do CBCE e dos coordenadores de Grupos de Trabalhos Temáticos (GTTs)

19h – 22h

Solenidade de Abertura
Homenagens
Entrega do Prêmio CBCE de Literatura Científica

Segunda | 12 set

09h – 12h

Mesa I : MEGAEVENTOS ESPORTIVOS: papel das Ciências do Esporte

Nesta mesa se espera apresentar uma análise de implicações e efeitos de megaeventos esportivos em diferentes âmbitos do contexto nacional (econômico, político, social, educativo, políticas públicas) e relacioná-los com as contribuições possíveis da Educação Física/Ciências do Esporte nesse processo.

Convidados:
Dr. Gilmar Mascarenhas de Jesus (UERJ)
Dr. Fernando Mascarenhas (UnB)
Dr. Lamartine Pereira da Costa (UGF)

Moderador:
Dr. Alexandro Andrade (UDESC)

14h – 17:30h

Programação dos Grupos de Trabalhos Temáticos (GTTs)

Apresentação dos trabalhos submetidos e selecionados em processo de avaliação coordenado pelos GTTs do CONBRACE (GTT 01 - Atividade Física e Saúde | GTT 02 - Comunicação e Mídia | GTT 03 - Corpo e Cultura | GTT 04 – Epistemologia | GTT 05 - Escola | GTT 06 - Formação profissional e mundo do trabalho | GTT 07 - Memórias da Educação Física e Esporte | GTT 08 - Movimentos sociais | GTT 09 - Políticas Públicas | GTT 10 - Recreação e Lazer | GTT 11 - Treinamento esportivo | GTT 12 - Inclusão e Diferença). Serão apresentados aproximadamente 300 trabalhos, no formato de Comunicação Oral e Pôster.

Cada um dos 12 GTTs tem programação independente. Esta programação compreenderá, em 2011, a realização de “mesas internas”, com a presença de convidados que debaterão temas pertinentes a cada GTT.

17:30h – 19h

Painel Internacional

Atividade com representantes de instituições acadêmicas internacionais da área de Educação Física e Ciências do Esporte para discussões de temas relevantes da área e possibilidades de intercâmbio.

19h – 22h

Painel Literário: TEMAS POLÊMICOS DA REVISTA MOVIMENTO

Atividade informal, com a reunião de autores que escreveram na sessão de temas polêmicos da Revista Movimento da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O tema desta atividade é “Mas afinal o que é Educação Física?”

Debatedores:
Dra. Celi Taffarel (UFBA)
Dr. Adroaldo Gaya (UFRGS)
Dr. Hugo Lovisolo (UERJ)
Dr. Valter Bracht (UFES)

Moderador:
Dr. Marco Paulo Stigger (UFRGS)

Lançamento de livros, sessão de autógrafos e mostra de revistas

Durante o evento serão lançados livros publicados em 2010 e 2011, divulgando a produção da área, que contará com um coquetel para os inscritos. Além disso, a organização do XVII CONBRACE e IV CONICE pretende garantir estrutura para os editores fazerem a mostra das suas revistas juntamente com o lançamento dos livros. A orientação é que os editores façam a exposição do acervo de revistas, banners, projeto editorial, divulguem, façam campanhas de assinaturas e intercâmbio com outros editores.

Terça | 13 set

09h – 12h

Programação dos Grupos de Trabalhos Temáticos (GTTs) - Bloco 2

Apresentação de Trabalhos e Mesas internas

14h – 18h

Programação dos Grupos de Trabalhos Temáticos (GTTs) - Bloco 3

Apresentação de Trabalhos e Mesas internas

19h – 22h

Assembléia do CBCE

Atividade institucional com a apresentação da Prestação de Contas da entidade, posse da Nova Diretoria.

Festa no Opinião

A festa do evento ocorrerá no “Opinião”, uma das mais tradicionais casas de shows de Porto Alegre, localizado no Bairro Cidade Baixa, reconhecido pela sua infraestrutura de festas e comemorações (bares, cafés, casas de shows, restaurantes).

Quarta | 14 set

09h – 12h

Encontros

Atividade que objetiva socializar e problematizar as experiencias e as discussões desses coletivos que trabalham e estudam em diferentes áreas da Educação Física e das Ciências do Esporte. Os “encontros” confirmados até o momento são:
- de Professores do Ensino Básico;
- de Estudantes de Educação Física;
- de Dança (GEDAN);
- de Capoeira (GECA);
- dos Centros de Memória;
- e do Centro Esportivo Virtual (CEV).

Fórum de Pós-Graduação

Encontro de coordenadores de pós-graduação em Educação Física e áreas afins, para discussões, acordos e parcerias. Também poderão participar professores de instituições de ensino superior que pretendem enviar processo de implantação de programas de pós-graduação.

14h – 18h

Encontros - Continuação

Espaço de socialização e problematização de experiências

Fórum de Pós-Graduação - Continuação

Encontro de discussões, acordos e parcerias envolvendo programas de pós-graduação em Educação Física.

Reuniões Institucionais

Atividades de encontro entre representantes da instâncias do CBCE (diretoria, coordenadores de GTTs e secretários estaduais), para avaliação e planejamento de ações conjuntas. Um foco importante destas reuniões é o planejamento dos eventos regionais de 2012.

19h – 22h

Mesa II: TEORIA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: currículos e realidade social

Nesta mesa se espera apresentar uma análise dos principais dilemas e controvérsias que ocorrem no cenário brasileiro quanto ao debate Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, sobretudo, no que toca aos aspectos da legislação, currículos, articulação teoria e prática e seus impactos na realidade social.

Convidados:
Dr. Alex Branco Fraga (UFRGS)
Dra. Zenólia Campos Figueiredo (UFES)
Dr. Luis Armando Gandin (UFRGS)

Moderadora:
Dra. Roseli Teixeira Selicani (UEM)

Quinta | 15 set

09h – 12h

Programação dos Grupos de Trabalhos Temáticos (GTTs) - Bloco 4

Apresentação de trabalhos e Mesas internas

14h – 18h

Programação dos Grupos de Trabalhos Temáticos (GTTs) - Bloco 5

Apresentação de trabalhos e Mesas internas

19h – 22h

Assembléia do CBCE

A segunda sessão da Assembléia do CBCE tem como propósito a discussão de temas e decisões importantes para o planejamento da nova gestão.

Sexta | 16 set

09h – 12h

Programação dos Grupos de Trabalhos Temáticos (GTTs) - Bloco 6

Apresentação de trabalhos e Mesas internas

14h – 18h

Conferência final: EDUCAÇÃO FÍSICA DO FUTURO

Programação acadêmica com um convidado de relevância internacional. Nesta conferência apresentar-se-á um panorama da Educação Física no cenário Europeu/Mundial, objetivando a reflexão sobre suas possibilidades e limitações, enquanto fazer científico/prática pedagógica de comprometimento com a realidade social.

Convidado:
Dr. David Kirk (University of Bedfordshire)

Moderador:
Dr. Alberto Reppold (UFRGS)


Avaliação do evento

Atividade de consulta aos congressista sobre a qualidade do evento realizado, em diversos aspectos.

19h – 22h

Confraternização e encerramento

Atividades Transversais

Atos comemorativos

Durante o evento, além da abertura que contará com homenagens e premiação, estaremos comemorando também os 15 anos dos GTTs, 33 anos do CBCE e 70 anos da ESEF – UFRGS. Para tanto serão realizadas duas exposições do Centro de Memória do Esporte – ESEF/UFRGS, com parceria com o Centro de Memória da Escola de Educação Física da UFMG.

Sala de imagem (SIM)

Esta sala é um projeto do GTT Comunicação e Mídia. Seu objetivo é possibilitar aos congressistas uma experiência por meio das linguagens visuais, buscando outras maneiras de refletir cientificamente sobre as contribuições que a Educação Física / Ciências do Esporte podem oferecer à “Sociedade em Rede”.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.