Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4447

Salvador recebe a exposição Museus e Animais: Memória do Brasil

A exposição é inédita e conta com acervos de dezessete museus de ciências e história natural das cinco regiões do País. A entrada é gratuita para oriundos de instituições públicas de ensino e crianças de até sete anos de idade.
Você já foi ao Instituto Butantan, em São Paulo? E ao Museu Emílio Goeldi, no Pará? Já visitou a Casa de Vital Brazil, em Minas Gerais? Conhece o Museu Nacional, do Rio de Janeiro? Se não, a oportunidade de conhecer estes lugares sem sair de Salvador é agora. Trata-se da exposição Museus e Animais: Memória do Brasil, que será realizada no Centro de Convenções da Bahia, nos dias 5 a 9 de março, das 9 às 18h. O evento reunirá acervos de dezessete museus de zoologia e história natural das cinco regiões do País e faz parte da programação do 29º Congresso Brasileiro de Zoologia (29º CBZ). A visitação é aberta a toda sociedade, em especial à comunidade da educação básica, estudantes e professores de instituições públicas de ensino.

O objetivo é despertar na sociedade o entendimento sobre a importância desses museus para a preservação do patrimônio e da memória da biodiversidade nacional, indispensáveis para o desenvolvimento científico e tecnológico, bem como para ações conservacionistas e de desenvolvimento sustentável. Dentre as finalidades da exposição, que é vinculada à temática do 29º CBZ "Biodiversidade e Memória", está a partilha de experiências múltiplas para a educação científica em museus, valorizando este espaço interdisciplinar e de grande importância regional.

Durante a visita ao Centro de Convenções, o público poderá conferir o universo macro e micro da fauna brasileira, animais vivos e taxidermizados (empalhados) como, por exemplo, cobras, abelhas, borboletas, aranhas, tartarugas, baleias, escorpiões, macacos, aves, peixes, crustáceos, esponjas, corais, além do mascote "Zé", apelido carinhosamente dado para um esqueleto humano que, há mais de dez anos, faz parte das aulas de zoologia do Instituto de Biologia (Ibio) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Atração à parte fica por conta da ossada de um dromedário, mamífero nativo de desertos e planícies áridas do norte da África e Oriente Médio, que será montado exclusivamente para a ocasião. Jogos, brincadeiras e teatro de fantoches também são atividades da exposição e prometem fazer a alegria de crianças e aprendizes de todas as gerações.

A professora do Ibio/Ufba e presidente do 29º CBZ, Rejâne Lira, explica que a exposição tem o compromisso de valorizar os museus universitários como instituições prioritárias para a divulgação das pesquisas produzidas no âmbito das universidades.  "A exposição visa a inclusão científica de todos os cidadãos e o despertar de vocações científicas de futuros zoólogos. As áreas afins também serão pontos a serem reforçados por meio desta experiência inédita na Bahia", afirma.

Integrante da Comissão Organizadora do 29º CBZ e uma das coordenadoras da exposição, a professora do Ibio/UFBA, Favízia Oliveira, também dá o seu recado: "Esperamos contribuir para mudar a maneira de pensar sobre os museus e a biodiversidade, sua importância e usos, incluindo o desenvolvimento sustentável tão falado na atualidade", diz.

Para visitar a exposição, os interessados devem efetuar a inscrição no congresso por meio do site www.cbz2012.com.br e optar pela categoria "visitante". Alunos de instituições públicas de ensino têm entrada gratuita, bastando, para isto, levar o comprovante ou atestado de matrícula emitido pela instituição. Já os alunos de escolas particulares e demais interessados devem entrar no site do evento para realizar a inscrição e efetuar o pagamento de uma taxa de R$ 35. Crianças de até sete anos de idade são isentas deste pagamento.

A taxa de visitante é referente apenas à entrada no Centro de Convenções para visita à exposição. Para ter acesso à programação científica do evento, os interessados devem realizar inscrição na categoria de congressista. Mais informações podem ser obtidas por meio do endereço inscricoes@gt5.com.br.
(Assessoria de Imprensa do evento)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.