Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4485

Seminário na Capes aborda Urbanização contemporânea das cidades brasileiras

Tem início, no dia 7 de maio, o seminário internacional A Metropolização Brasileira e os Desafios da Gestão Urbana: o Papel da Pós-graduação, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o objetivo de fomentar discussões acerca dos desafios da atual sociedade Brasileira. O primeiro painel, com início às 10h, terá como tema a Urbanização Contemporânea: as Cidades Brasileiras e suas Múltiplas Dimensões.
Tendo como presidente de mesa o coordenador da área de geografia, João Lima Sant’Anna, e como expositores Jorge Gaspar, da Universidade de Lisboa, Rosa Moura, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), e Marcelo Lopes de Souza, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o painel objetiva lançar um olhar multidisciplinar sobre os problemas das metrópoles brasileiras, com intuito de elaborar novas explicações e propor outros caminhos via políticas de Estado.

Para o expositor Marcelo Lopes de Souza, a realização do seminário é um grande desafio. "Está mais do que na hora de os estudos urbanos obterem maior reconhecimento de sua relevância, ainda mais em um país que tem se urbanizado rapidamente e cujas cidades sofrem com sérios problemas". Marcelo ressalta ainda a importância da pós-graduação no fomento a estudos e pesquisas que remetam à realidade urbana. "É válido pensar em estimular, por meio da detecção de lacunas, potencialidades e desafios, os trabalhos de pesquisa em campos considerados especialmente relevantes, de um ponto de vista social mais amplo. Isso inclui a produção de dissertações e teses", completa.

Rosa Moura destaca a importância da adequação do debate à realidade brasileira. "Questões essenciais sobre esse tema são muitas vezes negligenciadas ou compreendidas à luz de uma fundamentação teórica mais adequada aos países centrais. O debate e a ampliação da agenda de pesquisa contribuirá para a compreensão do fenômeno metropolitano em suas especificidades brasileiras". A participante acrescenta ainda que a discussão desse temática deve ser retomada sempre que possível. "Sugiro que os pontos dessa agenda sejam periodicamente discutidos e adequados, dado que são expressivas e velozes as mudanças que o cotidiano promove nas metrópoles e em suas relações com o território em sua totalidade".

Acesse a programação do seminário: http://metropolizacao.capes.gov.br/images/stories/folder-metropoles-web.pdf.
(Ascom da Capes)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.