Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4286

Tome Ciência: Arqueologia: o resgate do passado

Programa pode ser visto, a partir deste sábado (25) e ao longo da semana, pela TV e pela internet.
Sem a contribuição da ciência arqueológica, muitas das informações dos livros de história geral não estariam à disposição do conhecimento humano. Escavações e outras técnicas científicas desvendam mistérios do passado e contribuem para o descobrimento de vestígios de antigas sociedades. O Brasil é responsável por importantes descobertas da arqueologia e tem centenas de sítios arqueológicos catalogados, que foram capazes de demonstrar que perfil de pessoas vivia em nosso País. Especialistas falam ainda sobre as técnicas científicas que permitem precisar a idade de um fóssil ou objeto antigo.

Participantes - Tânia Andrade Lima, doutora em arqueologia, pesquisadora do Departamento de Antropologia do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Hilton Silva, médico, bioantropólogo, professor do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da UFRJ. Marcelo Luiz Carvalho Gonçalves, médico infectologista, pesquisador do laboratório de paleoparasitologia da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP) da Fiocruz. Nelson Castro Faria, engenheiro, Ph.D. em Física, professor titular de Física da UFRJ.

Comentários

Por Abraao Gomes dos Santos
em 28 de Junho de 2011 às 10:29.

prof.coriolano aqui onde leciono, ou seja na cidade do ingá ,existe um sitio arqueologico, que um dos monumentos da arqueologia brasileira e internacional, trata-se das itacoatiaras, desenhos em baixo relevo onde intrigam cientistas do mundo inteiro, há desenhos de aparente mes lunar, heroglifos parecidos com a cultura fenincia, outras de constelações, como a de orion, entre outras há relatos de civilizações tal já citada , onde os mesmos teriam sofrido um naufragio, e ali deixado seus traços culturais , o que intriga como fizeram que material, pela perfeição,comoera esta pedra será que num periodo em que as mesmas ainda estavam em periodo pós -ruptura vulcanica, seu magma estava não solidificado,muitas destas tesas são minhas de pesquisa e campo e relatos de estudiosos, este rio era navegavel, hoje perene quando vimos as ultimas cheias no inverno passa a esta tese ter sentido mas ainda sem respóstas,e um dos maires munumento historico das americas se não for do mundo, as  universidades  federais e estaduais de pernambuco e paraiba , tem replicas dos heriglofos, a ufpe tem o curso de arqueologia e os professores de historia e todas as discilplinas  incentivam as crianças  a conhecer desde cedo sua historia ,foi tombabo como patrimonio nacional há um cuidado em preservar para não ser apagado da historia , o ministerio publico faz defesa  do mesmo.depois falo ais

Por Abraao Gomes dos Santos
em 28 de Junho de 2011 às 10:53.

trata-se de um sitio arqueologico e palentologico onde há replicas de especies animais vivido naquele local a milhares de anos , visitado por cientistas do mundo inteiro, mudando de polo a cidade está realizando um concurso público para provimentos de cargos , vai de 63 a 120 vagas nas varias funções , professores de varias areas, dentr elas é claro educação fisica,  uma vaga só, o que tem feito com que a população já manifestou criticas porque há necessidades de mais vagas, apesar ter varios profissionais trabalhando há necessidade de mais profissionais  com atuação junto a sociedade os salarios variam, sabemos que ainda não é o ideal mas a luta continua , por uma educação fisica boa e de qualidade, objetivando saúde e qualidade de vida para todos através de uma boa orientação, e ai o prof de educação fisica para fazer a diferença.

Por Abraao Gomes dos Santos
em 28 de Junho de 2011 às 10:58.

no nosso estado precisamente na cidade de sousa sertão paraibano há vestigios , ou seja pegadas de dinossauro, sitio arqueologico, que atrai visitante de todos os reconcavos do brasil e do mundo, prof. corialano parabéns pelas suas iniciativas de fomentar em nosso meio a historia da educalçao fisica dos desportos e das civilizações um abraço.

Por Abraao Gomes dos Santos
em 28 de Junho de 2011 às 11:01.

sim prof. obrigado farei o possivel para assistir estes programas sáo importantes para estudando o passado trilharemos rumos para o presente e o futuro que começa hoje quem sabe,obrigado pelo tema


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.