Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4078


Iniciativa prevê intercâmbio de alunos e professores e realização de projetos de parceria científica
A Unesp firmou nesta quarta-feira (18/8) acordos de cooperação com cinco universidades africanas de língua portuguesa. A instituição busca estimular o intercâmbio acadêmico, científico e técnico com a Universidade Agostinho Neto, de Angola; a Universidade Lusófona de Cabo Verde; a Universidade Lusófona da Guiné, de Guiné Bissau; a Universidade Eduardo Mondlane e a Universidade Pedagógica, ambas de Moçambique.

Os acordos foram assinados no encerramento do Seminário Brasil - África, na Sala de Congregação do Instituto de Artes, câmpus da Barra Funda. O evento começou na segunda-feira (16/8) e promoveu visitas nos campi de Araraquara, Botucatu e São Paulo.

"Em função da afinidade linguística, são muitas as possibilidades de interação dos países", avaliou o vice-reitor Julio Cezar Durigan durante a assinatura dos documentos. "A partir desses acordos, pretendemos agilizar a elaboração de propostas concretas em um curto espaço de tempo."

Uma das medidas já anunciadas pelo vice-reitor foi a concessão de bolsas de estudo para dois alunos de graduação de cada universidade africana por semestre. "Essa integração acadêmica vai nos levar ainda mais longe", elogiou José Paulino Castiano, diretor científico e representante da Universidade Pedagógica.

Os acordos preveem o intercâmbio de professores e estudantes, o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjunta e a realização de eventos científicos, como explica o assessor-chefe de Relações Externas, José Celso Freire Junior. "Além disso, dentro de trinta dias as universidades africanas nos enviarão propostas detalhadas de atividades específicas que pretendem estabelecer junto com a Unesp", afirmou ele.

Ações propostas

Com base nas visitas às unidades da Unesp, os representantes das instituições lusófonas propuseram algumas ações a serem desenvolvidas com a Universidade e que serão enviadas à Assessoria de Relações Externas (Arex) nos próximos dias.

"O reforço da capacitação do corpo docente, assim como de servidores, é fundamental", apontou Antônio Montenegro Fiúza, administrador das universidades de Cabo Verde e Guiné Bissau. "Também nos interessa muito a colaboração na área de saúde e em empreendedorismo e inovação", disse Fiúza.

Orlando Quilambo, vice-reitor acadêmico da Universidade Eduardo Mondlane, destacou a necessidade de promoção de estágios de curta duração e apoio aos programas de pós-graduação. Maria Augusta Martins, vice-reitora acadêmica da Universidade Agostinho Neto, manifestou, por sua vez, o interesse na realização de um curso de formação e treinamento à distância para profissionais de saúde.
(Eliza Muto, da Assessoria de Imprensa da Unesp)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.