Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4264

Unilab inicia suas atividades amanhã (25)

A aula inaugural será proferida pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.
A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), inicia suas atividades letivas amanhã (25), com aula inaugural do ministro da Educação, Fernando Haddad, no Campus da Liberdade, em Redenção, Maciço de Baturité, a 63 km de Fortaleza (CE).

A mais jovem e segunda Universidade federal do Ceará está pronta para receber os estudantes brasileiros e estrangeiros, marcando a abertura com um circuito cultural de inauguração.

A solenidade de abertura será presidida pelo reitor Paulo Speller. Confirmada a presença do governador Cid Gomes, secretários, instituições e organismos nacionais e internacionais.

O Campus da Liberdade está pronto para iniciar as atividades acadêmicas do ensino de graduação e para acolher cada estudante com segurança e conforto. No decorrer do ano será ampliado. Nesta fase inicial, a Unilab recebe 360 estudantes para os cursos de Agronomia (Bacharelado), Administração Pública (Bacharelado), Ciências da Natureza e Matemática (Licenciatura), Enfermagem (Bacharelado) e Engenharia de Energias (Bacharelado).

O dia 25 de maio é a data em que simbolicamente se comemora o Dia da África, data alusiva à proclamação da Organização da Unidade Africana (OUA). Além disso, 2011 foi consagrado o Ano Internacional dos Afrodescendentes pela Resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas 64/169 de 18 de Dezembro de 2009. E, no contexto do circuito cultural inaugural da Unilab, de 25 a 28 de maio, serão contempladas atividades formativas (palestras, rodas de conversa etc.), socioculturais (música, dança, poesia, exposições etc.), socioesportivas, entre outras. Serão quatro dias de integração da comunidade universitária.

Criada com a finalidade de ratificar a integração internacional com os países do Hemisfério Sul, a consolidação da Universidade se deu em 20 de julho de 2010, quando o presidente Lula sancionou a lei 12.289, instituindo a Unilab como Universidade Pública Federal. Em parceria com sete países africanos e asiáticos, membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Timor Leste, além de Portugal -, a Unilab será um centro de referência e integração capaz de produzir e promover avanços na produção e disseminação do conhecimento com base no acúmulo e na transferência recíproca de informações.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3366.9496 ou e-mail sec@unilab.edu.br.
(Ascom da Unilab)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.