Jornal da Ciência (JC E-Mail) =

Edição 4153

Mario Marcos Sampaio Rodarte, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rafael Dias Loyola e Hugo Luis Fragnito, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foram os ganhadores do Grande Prêmio Capes de Tese
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Fundação Conrado Wessel (FCW), entregou na noite desta terça-feira, 7, os prêmios e Grandes Prêmios Capes de Tese 2009, referente às teses defendidas em 2008.

Compuseram a mesa e fizeram a entrega dos prêmios o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães; o superintendente da FCW, José Moscogliatto Caricatti; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Carlos Alberto Aragão; além dos diretores da Capes João Carlos Teatini (Educação Básica Presencial), Emídio Cantídio (Programas e Bolsas no País) e Denise de Menezes Neddermeyer (Gestão), e do diretor Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq, Glaucius Oliva.

Em sua quarta edição, 399 teses concorreram e 43 foram premiadas, sendo uma por área do conhecimento. Os autores das teses recebem certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado no país por um ano. Já os orientadores recebem certificado e auxílio equivalente a uma participação em congresso no país.

Dos 43 premiados, três são escolhidos para receber o Grande Prêmio Capes de Tese em cada uma das grandes áreas do conhecimento, cujos vencedores foram anunciados durante a cerimônia.

Reconhecido com o Grande Prêmio Capes de Tese Lucio Costa, Mario Marcos Sampaio Rodarte, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pretende aprofundar mais nas questões que a tese premiada levantou, mas que ainda não foram devidamente tratadas.

"É o espaço, a oportunidade de aprofundar o estudo e trazer novas descobertas para o Brasil." Segundo Mario, a tese "Perfis de domicílios enquanto unidades de produção e reprodução na Minas Gerais oitocentista" é um produto de quase 15 anos de trabalho, que foi iniciado quando ainda era bolsista de iniciação cientifica, com a mesma orientadora do doutorado.

Rafael Dias Loyola, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi contemplado com o Grande Prêmio no conjunto das grandes áreas Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias. A tese "Priorização de ecorregiões para a conservação de vertebrados terrestres" aborda questões biológicas, ecológicas e econômicas para a formulação de propostas viáveis acerca da conservação de espécies.

"Ganhar este prêmio é uma sensação indescritível, um super reconhecimento do trabalho. É um dos melhores incentivos que um recém-doutor pode ter. A intenção agora é continuar trabalhando com as duas linhas de pesquisa que foram abertas a partir da tese. Quero usar a bolsa de pós-doutorado para fazer trabalhos com pessoas que também trabalham com essas linhas de pesquisa."

O último premiado da noite foi Hugo Luis Fragnito, também da Unicamp. O autor da tese "Controle e interação de fônos e fótons em fibras ópticas de cristal fotônico" foi agraciado com o Grande Prêmio Capes de Tese José Leite Lopes, que contempla o conjunto de grandes áreas Engenharias e Ciências Exatas e da Terra. O premiado não compareceu à cerimônia sendo representado pelo pró-reitor de Pós-Graduação da Unicamp, Euclides Mesquita Neto.

Grande Prêmio

A cada edição são homenageados três cientistas, dando seus nomes para os três conjuntos de grandes áreas do conhecimento.

Nesta edição, foram homenageados os cientistas Lucio Costa (Ciências Humanas, Lingüística, letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas), Carlos Chagas (Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias) e José Leite Lopes (Engenharias e Ciências Exatas e da Terra). "Sei que meu pai estaria muito feliz de ser lembrado em um lugar que cultua, cultiva e propicia o desenvolvimento científico-tecnólógico", disse Maria Elisa Costa, filha de Lucio Costa ao ser convidada para fazer a entrega do Grande Prêmio.

O filho de José Leite Lopes, José Sérgio Leite Lopes, mencionou ainda o fato de seu pai ter feito doutorado no exterior nos anos 40, sendo um dos primeiros a concluir essa modalidade de estudos, e a satisfação que o pesquisador teria ao ver a grande quantidade de pessoas de diferenças áreas da pós-graduação brasileira sendo premiadas na solenidade. "A satisfação se estenderia ao perceber a democratização da universidade, a criação de novos campos e a interiorização das universidades, fatos que hoje são atuais."

Além de medalha e certificado, os autores premiados recebem bolsa de pós-doutorado no exterior e US$ 15 mil oferecidos pela FCW. Ao agradecer a parceria entre a Capes e a FCW, o superintendente da Fundação Conrado Wessel citou Platão: "Há um bem indiscutível na vida: o conhecimento. Assim como há um mal indiscutível na vida do ser humano: a ignorância." Caricatti completou a idéia dizendo que o conhecimento só é de fato um bem, se ele serve para servir os outros. "Por isso estamos aqui hoje: para reconhecer aqueles que replicam o conhecimento. Parabéns a todos!", disse.

Jorge Guimarães confirmou a parceria por mais quatro anos com a FCW e falou sobre os prêmios. "Essa é uma competição muito acirrada, que acaba por estimular os nossos jovens a produzirem teses de melhor padrão. Assim, a premiação cumpre com parte da nossa missão de desenvolver ainda mais a ciência, a tecnologia, as artes e a cultura do Brasil e, junto com tudo isso, a pós-graduação."

Prêmio Capes de Tese

O Prêmio Capes de Tese foi instituído no ano de 2005, com objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade. A quinta edição do Prêmio Capes, referente às teses defendidas em 2009, já conta com 426 teses inscritas, A premiação está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2011.
(Informações da Assessoria de Imprensa da Capes)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.