Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4220

Inscrições terminam na próxima segunda-feira (21).
Estão abertas as inscrições de trabalhos para os interessados em participar do XXVI Simpósio Nacional de História, que ocorrerá de 17 a 22 de julho de 2011, na Universidade de São Paulo (USP), promovido pela Associação Nacional de História (ANPUH). Nesta edição do evento - marcada pela comemoração dos 50 anos da associação -, duas pesquisadores do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) irão coordenar Simpósios Temáticos durante a programação.

A circulação de saberes no Império Português, séculos XVI-XX: práticas e textos, mapas e artefatos será o tema abordado pela pesquisadora da Coordenação de História da Ciência (CHC) do MAST, Heloísa Meireles Gesteira, juntamente com Thomás Augusto Santoro Haddad (USP). Durante o Simpósio, será abordado o controle de Portugal, até meados do século XVII, sobre a maior e mais extensa rede mundial de portos marítimos e entre portos comerciais e sua relação com diferentes povos e saberes.

"A ideia é promover discussões a respeito dos saberes, das ciências e das práticas culturais que deram lastro aos processos de controle e transmissão à longa distância, tais como evidenciados nas formas de intercâmbio, nos objetos e nos mecanismos de visibilidade e comunicação empregados na circulação do conhecimento dentro do Império Português e através de suas fronteiras, ao longo de toda a sua existência", adiantam os pesquisadores.

Outra pesquisadora da CHC, Moema Vergara, também participa coordenando o Simpósio Visões da História: ciências, natureza e território em parceria com Dominichi Miranda de Sá, da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Moema e Dominichi pretendem agregar trabalhos de pesquisadores acerca dos temas de natureza e território, tratados do ponto de vista do campo da história.

"Após um intenso debate sobre as relações do conceito de raça, ciência e história, atualmente, pode-se observar um deslocamento de interesse para as questões ligadas à formação do território e à natureza, como fundamentais para o entendimento da história do Brasil, da formação do Estado e da identidade nacional", explicam as coordenadoras.

Além dos simpósios, o evento oferece minicursos, conferências, mesas redondas, fóruns, feira de livros e programação cultural diversificada. Os interessados em se inscrever têm até o dia 21 de março. Para obter mais informações, acesse www.snh2011.anpuh.org.

ANPUH 50 ANOS
Em 1961, em reunião na cidade de Marília, foi criada a Associação Nacional dos Professores Universitários de História (ANPUH), hoje transformada na Associação Nacional de História, pois a entidade se abriu para a filiação de todos os profissionais de história, inclusive aqueles que atuam no ensino fundamental e médio e nas instituições voltadas ao patrimônio histórico. Portanto, em 2011, a Associação completa 50 anos de existência, que serão comemorados durante a realização de seu XXVI Simpósio Nacional de História, evento tradicionalmente promovido pela entidade.
(Site do Mast)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.