Em razão as quedas dos índices de mortalidade, juntamente a queda de fecundidade, passa a ocorrer um aumento da população idosa na sociedade.Essa faixa etária exige maiores cuidados devido á, restrição ou ausência de habilidades, limitação ou impedimento de uma ação nofmal/cotidiana, alteração no funcionamento sensório(força, resistência, equilíbrio e tempo de reação)e psicomotor(visão, audição, olfato e paladar).

A prática regularmente de atividades físicas para a terceira idade, influência positivamente no cotiano dos mesmo, melhorando a agitação e o sono, bem estar, meio de expressão, prevenção da síndrome da imobilidade, prazer do toque, melhor a absorção de medicamentos,melhora do apetite, autoconfiança,redução de doenças, estimulção cognitiva, dentre outros benefícios.

Exemplos de atividades físicas para esse público são: alongamentos, dança, caminhadas, musculação especializada, pilates, yoga, ginastica geral, atividades lúdicas e recreativas, aeróbio de baixo impacto/intensidade (bike,esteira).

Comentários

Por Tales de Gouveia Santiago
em 10 de Junho de 2016 às 13:09.

Muito interessante o texto,o idoso deve sim ter o hábito das práticas corporais,deve-se quebrar o preconceito com os idosos, que tem mais é q aproveitar a vida e cuidar da saúde .

Por Leonardo Henrique Gomes da Fonseca
em 28 de Junho de 2016 às 00:22.

A medida que o tempo passa, a tendência do ser humano é ficar mais fraco e com isso,mais sedentário. Mas essa situação pode ser amenizada com a prática de atividades físicas que são mais leves e recomendadas para a terceira idade como as citadas no texto acima. A prática frequente de exercícios além de incluir os idosos no meio soci, contribui para a flexibilidade,força muscular, aumenta a autoestima e a disposição e ajuda no combate à depressão, melhorando a qualidade de vida de um modo geral.

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.