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Idosos, Atividade Física e Envelhecimento

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Os Efeitos do Método Pilates em Idosos: Uma Revisão Sistemática.



Diversos estudos apontam os benefícios da inclusão de atividades físicas de resistência muscular e aeróbicas na rotina dos idosos. Dentre as diversas possibilidades da atividade física, o método Pilates se tornou uma modalidade popular nos últimos anos, por meio de um sistema de exercícios que possibilita trabalhar o corpo todo, corrige a postura, realinha a musculatura e desenvolve a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável.Levar a vida de forma independente, autônoma, ser capaz de fazer suas tarefas básicas da vida diária é um aspecto fundamental para manutenção da qualidade de vida dos idosos.7 Contudo, para que o idoso possa ter autonomia, é necessário que mantenha sua aptidão física. A prática de atividade física parece ser uma estratégia para manutenção da autonomia, melhoria da capacidade funcional, diminuição dos riscos de queda e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida.

Comentários

Por Rogerio Dansiguer Barbosa
em 26-04-2016, às 00h05.

Boa noite, Camila. 

Ótimo exposto, contudo; gostaria de saber caso  o idoso possua mais de uma patologia como: Diabetes mellitus tipo II, Artrose e uma fratura no fêmur,  esse método de Pilates traz quais benefícios ?

 

 

Por Camila Silva Bittencourt
em 26-04-2016, às 06h05.

Bom dia,Rogerio

O  método pilates é muito eficiente,contudo não há estudos que justificam melhorias para tais patologias.No entanto,no caso da artrose a prática do Método Pilates ajuda a amenizar essas dores, porque fortalece a musculatura das regiões do abdômen, coxas e dos glúteos, desenvolve a flexibilidade e o controle motor.Há um grande repertório de exercícios de Pilates que visam funcionalidade, organização e fortalecimento global. Os exercícios, sem impacto, focam a amplitude articular, alongamento e reforço muscular, fundamentais para a prevenção dos sintomas dolorosos. Além disso, todos os exercícios realizados são associados a movimentos respiratórios, à coordenação e à concentração, exigindo equilíbrio mental e corporal, respeitando os limites de cada indivíduo.

Por Marcelo Silva
em 06-05-2016, às 16h37.

Camila

Solicito, como um dos autores do artigo,  que coloques os resultados que esse estudo encontrou. Quem lê o que colocastes pensa que os resultados da revisão sistemática sobre os efeitos do Pilates nos idosos são efetivos, quando na realidade não se vê isso devido a baixa qualidade metodológica dos estudos que compõe a revisão.

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