Prezados, bom dia

 

Estou montando um trabalho científico onde precisaria obter dados atuais sobre as instalações esportivas no Brasil e nos Estados. Porém, até o momento a única informação que obtive se refere ao Atlas do Esporte online, versão de 2005. Poderiam me sugerir alguma fonte onde encontre tais informações?

 

Grande Abraço

 

Gustavo Gonzalez

Comentários

Por Eduardo de Castro Mello
em 26 de Agosto de 2012 às 11:47.

Caro Gustavo, li sua solicitação e talvez eu possa lhe ajudar de alguma forma. Por favor é possivel detalhar mais especificamente o que vc precisa?

Abs,

Eduardo.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 27 de Agosto de 2012 às 08:17.

Instalações desportivas no Brasil - Há muito tempo o Professor Doutor Lamartine Pereira da Costa realizou um trabalho de mapeamento de instalações desportivas no país. Não me recordo o título da obra, mas poderá recorrer ao Google. Tomara que tenha sido atualizado. Ele está ligado à Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro. Talvez, não tenho certeza, em COSTA, Lamartine Pereira da, Diagnóstico de Educação Física / Desportos no Brasil; Rio de Janeiro, Ministério da Educação e Cultura, Fundação Nacional de Material Escolar, 1971, 392 págs.

Em "Desafios e Perspectivas da Educação para o Lazer" (2011), uma produção acadêmica desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Otiem - Lazer, Brasil & América Latina/UFMG, em parceria com o SESC Minas, encontrará farto material drecionado ao lazer propriamente dito, além da lista dos colaboradores da obra, pesquisadores como você. Inclusive seus endereços eletrônicos.

Boa sorte!  

Por Laercio Elias Pereira
em 25 de Janeiro de 2013 às 16:33.

Nosso Mestre e Administrador da Comunidade Instalações Esportivas Eduardo de Castro Mello,

    Vou aproveitar a bola pingando pra sugerir a aula de arquitetura esportiva que é a página da Castro Mello e, especialmente, a entrevista do seu filho Vicente sobre o Estádio de Brasilia e o movimento histórico do grupo "Arquitetos da Copa":

http://www.castromello.com.br/videos/index.asp?CodVideo=25

    Me ajuda a registrar aqui, para os cumpanhêros de Comunidade, as obras do Avô Ícaro, o filho Eduardo e o neto Vicente de Castro Mello?

    Grande honta tê-lo apoiando o CEV!

    Laércio

PS: vai aqui uma canja para incentivar a turma a conhecer a http://www.castromello.com.br

Ícaro de Castro Mello, arquiteto, foi o grande destaque do atletismo, sendo Campeão Brasileiro e Sul Americando de Salto em Altura e Decatlo, de 1930 à 1945, representando o nosso País em Berlim, nos Jogos Olímpicos de 1936.Introduziu a arquitetura esportiva no Brasil projetando clubes, piscinas, ginásios e estádios que se transformaram em verdadeiros marcos em suas cidades, nos quais os mais destacados ídolos do esporte nacional e internacional que nos visitam continuam brilhando.

Por Laercio Elias Pereira
em 17 de Fevereiro de 2013 às 10:42.

Prof Roberto, Cevnautas,

Faltou a minha informação de que o Diagnóstico da Educação |Física e dos Desportos no Brasil, do cevnauta (pra nossa honra!) Lamartine Pereira da Costa <http://cev.org.br/lamartine>, publicado pelo MEC em 1971, está integralmente (tivemos que dividir os capítulos por causa do "peso") na biblioteca do CEV:

http://cev.org.br/biblioteca/diagnostico-educacao-fisica-desportos-brasil/

   Laercio

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.