Aparece, então, um fato novo, que precisa ser investigado. Agradeço ao Mayrhon José Abrantes Farias do GEPPEF-UFMA- Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física a “dica”: 

 

“Caro Professor Leopoldo,

Durante algum tempo venho interessado em estudar e investigar sobre o TARRACÁ, aparentemente uma luta praticada na baixada que foi “popularizada” pelo Rei Zulú. O sr. já ouviu falar a respeito?  

Para justificar seu estilo peculiar – força bruta – e por não ‘pertencer’ a uma escola do então Vale Tudo, ‘inventa’ a tradição de luta aprendida dos indios, TARRACÁ – atarracar, segundo Baé – que vai se constituir em um estilo - maranhense – disseminado tanto por Zulu, em suas investidas no mundo da luta livre pelo mundo afora, e por seu filho, Zulizinho, quando coloca que seu estilo fora criado por seu pai – quem o treinava -  e se chamaria ‘tarracá’, de tradição indigena e negra, maranhense…

http://colunas.imirante.com/platb/leopoldovaz/2011/03/22/em-busca-do-elo-perdido-historiamemoria-da-educacao-fisica-nodo-maranhao/

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.