Amigos do Judo

Estou encaminhando o anuncio da defesa de tese de doutorado do nosso amigo e cevlisteiro Leonardo José Mataruna dos Santos. Fico muito feliz e honrado por poder acompanhar da sua formação acadêmica e vê-lo se tornando um doutor trabalhador e competente que milita numa frente inovadora no Brasil: o desenvolvimento de estratégia de luta no Judô.

Com certeza eu estarei lá para aplaudir de pé o seu sucesso.

Um abraço a todos e em especial ao Leo,

Mauro

Horário: 15 setembro 2011 de 14:00 a 17:00
Local: Campus Downtown - Sala 304
Organizado por: Denize Hyrdes

Descrição do evento:
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade Gama Filho, convida a comunidade acadêmica para a Defesa de Tese da Dd. LEONARDO JOSÉ MATARRUNA DOS SANTOS  intitulada "Novando com o Video-Scout no Esporte: o uso da gestão do conhecimento para a elaboração do estrategismo na melhoria de resultados em competições de alto rendimento de judô"
 
Banca Examinadora composta pelos professores:
Prof. Dr. Lamartine Pereira DaCosta - Orientador - UGF
Prof. Dr. Emílio Fernandez Peña - UAB
Prof. Dr. Laércio Elias Pereira - UFMG 
Prof. Dr. Francisco Eduardo Fonseca Delgado - UFJF 
Prof. Dr. Heglison Toledo - UPAC
 
RESUMO:
Esta tese refere-se à tecnologia do Video-Scout (VS) que produz efeitos positivos em relação à performance dos atletas. Em específico, a questão a investigar focou a utilização da tecnologia de manejo de imagens por atletas de alto rendimento da Seleção Brasileira de Judô (SBJ) por constituir um meio de melhoria de resultados em Competições (CP) internacionais e de renovação do treinamento esportivo. Neste contexto experimental, dispôs-se objetivos operacionais como verificações sobre o uso e a necessidade do VS por atletas e técnicos entre 2007-2011. A metodologia da investigação consistiu num survey com três questionários com finalidades de (1) validar experimentações da tecnologia adotada e (2) registrar e analisar reações de atletas e técnicos em situação de CP. O modelo teórico de apoio à metodologia foi de Nonaka & Takeuchi concernente à Gestão do Conhecimento entendido como apto a fazer transitar o conhecimento tácito dos atletas em interfaces com as tecnologias e os técnicos. A população do estudo foi composta por: (A) atletas da SBJ, com 100% respondentes (B) técnicos da SBJ, com 100% respondentes e (C) estrategistas internacionais, para os quais foi estratificada uma amostragem probabilística para processar as avaliações. Os resultados revelaram que técnicos (90%) e atletas (94,5%) assistem a vídeos, seja na CP ou treinamento, utilizando-se de 90-130min. por semana. Os atletas (100%) utilizam imagens para realizar correções e elaborar plano tático de ataque e defesa em função dos adversários. A maioria dos técnicos (90%) prefere assistir a vídeos das CP, mas não descartam a possibilidade de assistir a treinos (40%). A tese recorrente deste estudo demonstra que a tecnologia permite uma nova forma de aprendizagem e desenvolvimento para a performance. Concluiu-se, finalmente, que técnicos e atletas da SBJ incorporaram o VS como forma paralela de preparação pressupondo-se um repensar do treinamento esportivo e a partir do produto tecnológico. Palavra-chave: video-scolt; judô; gestão de conhecimento.

Ver mais detalhes e RSVP em PPGEF - UGF:

http://ppgefugf.ning.com/events/event/show?id=5190403%3AEvent%3A22769&xgi=5ZWrhHp7alQkwq&xg_source=msg_invite_event

Sobre PPGEF - UGF Rede de relacionamento do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade Gama Filho

Comentários

Por Angelo Peruca Deliberador
em 1 de Novembro de 2011 às 11:12.

Gostaria de reseber na integra a teste de doutoramento do Prf mataruna

sou pesqauisador da area e meu e-mal angeload@sercomtel.com.br

obrigado


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.