Pessoal, estamos tendo uma agradável troca de mensagens na Comunidade Capoeira que trago para cá, e um desafio para o Fábio... o de buscar um tema para discussão do Karatê - e artes marciais - dentro do Congresso do CEV, com base em suas colocações naquela comunidade.

Pode ser, Fábio, criar um denbate por aqui, ver se mais alguém pode participar?

Fabio Cardias
em 27-03-2010, às 11h41.

caro Leopoldo,

Julvan - tese dele não é sobre capoeira, é sobre ancestralidade em Kabenguele Munanga.

só para esclarecer: 

1.eu sou budoka há mais de 20 anos e um menino na capoeira, nasci ontem, porém me considero capoeira, sou aprendiz de Contra-mestre Pinguim e treinel Folha,  treino pesado todo dia, pesado mesmo! Me ofende um pouco me tirar do grupo de capoeiras só pq não sou mestre, nosso mestre de referência é o Mestre Gato Góes, residente em Santo Amaro da Purificação, onde sempre estamos, e Góes é filho de mestre Gato Preto, e mantém seu patrimônio gestual, musical, artístico marcial.

2.Capoeira é arte marcial, tal como budô também, daí a dimensão arquetípica marcial permitir o diálogo intercultural entre as duas matrizes marciais no plano conceitual e simbólico. O budoka e o capoeira estão na dimensão da arte marcial (desenvolvo mais profundamente o que é arte e o que é marcial), dizer que capoeira, ou budô, não são artes marciais é desconhecer o desenvolvimento ontológico das artes marciais, seu conceito na história ocidental e em relação com os outros conceitos afro sino e nipo koreano etc, desconhecer os desdobramentos biológicos do comportamento humano e a história da caça(isto mesmo, da caça!) na espécie. A luta agonística, em que pese haver comparações gestuais da luta(mas não da regra, não do espaçamento etc)  não tem a mesma raiz histórica e nem paralelos com o combate guerreiro, o esporte já vem a ser outra matriz ocidental, que se aproveita da luta nativa e da luta agonísitica-parte das aa.mm. Por isso e por tantas outras informações que acumulo no estudo de alguns anos de coleta de material, pelo mundo afora, é que vejo que o que se entende como arte marcial na academia brasileira, no mínimo, é paupérrimo conceitulamente. 

Arte marcial é arte marcial, luta agonística é luta agonística, esporte é esporte, e capoeira e budô estão dentro da teoria marcial (não divulguei o que se define teoria marcial pq é desenvolvido na tese e publicarei somente no final). Arte marcial contém luta agonística, mas arte marcial não é luta agonística (marajoara, ikindelê, turca, greco-romana) e nem esporte de combate como se tornou o judô olímpico. É muito possível distinguir estas dimensões. Esporte não engloba o que é marcial, nem o arquétipo marcial, minha hipótese (mais complexo e não tem espaço aqui).

Aceito participar do debate acadêmico onde minha contribuição será o que desenvolvo nesta direção, sendo parte da tese a teoria e pressupostos teóricos das artes marciais, com base nos teóricos de Tsukuba, minha escola de orient-ação básica, pois no Brasil não temos esta área nem mesmo citada.

As teses do prof. Sérgio e da colega de Portugal, lidas as importantes e sérias considerações de Sérgio só enriquecem minha tese. Aceito participar com estas contribuições sem o tom de enfrentamento ou ¨eu tenho a verdade¨, é uma posição teórica. Eu preciso só que definamos datas porque eu talvez vá pro Congresso Internacional de História da Educaço na UFMA, se não me engano, em outubro e já fico logo pra tomar tiquira e comer cucha por uns 15 dias.

abs fabio.

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 27-03-2010, às 15h30.

Fábio, o Congresso CEV será em novembro, no periodo de 10 a 13... Podemos, desde já, marcar o encontro do CEVCapoeira? numa das datas? caso só voce venha, temos como chamasr o Tarcísio (capoeira e doutor) e o Vespasiano (capoeira e mestre), o Marco Aurélio (capoeira e advogado) e o Mestre patinho (capoeira e aluno de Laércio).

Patinho é uma referencia da capoeira no Maranhão. Mestre de quase todos os Mestres que temos no momento, e um estudioso da Capoeira. Podemos, também, se voce o desejar, fazer uma desconferencia, também, com o pessoal das artes marciais - judo, karate, jiu-jitsu, e outras artes, e discutir essas questões... podemos colocar isso na Comunidade de Artes Marciais, de karate, e ver no que dará... não podemos perder essa oportunidade, de ter um praticante com essa bagagem academica e não procovar as discussões.

Pode ser?

Já começo a provocação...

Leopoldo 

Comentários

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 27 de Março de 2010 às 15:52.

Dei uma olhada no teu Perfil e no lattes... não tem jeito... vamos para os tres temas... pode desenvolver um sobre psicologia esportiva? também... afinal, são tres dias de trabalho e vocde vai estar aqui mesmo... prometo uma tijela de jussara - açai é lá no Pará - com camarão seco... ou um arroz de cuxá com peixe frito... voce escolhe...

Um abraço,

Leopoldo

Por Fabio Cardias
em 27 de Março de 2010 às 16:42.

caro Leopoldo

voce viu meu lattes? entao viu que é muito fraco, tá mais um pavão enfeitado, nao tenho publicações de impacto por enquanto, eu sou aprendiz ainda, confesso que tenho condicoes de aprofundar bastante o tema teoria e cultura das artes marciais devido a tudo que pesquisei no japao e ásia, mas sairao em forma de publicaçoes indexadas logo, e na lista tem pessoas catedráticas da psicologia esportiva, eu só posso falar da minha tese.

eu entendo este seu ímpeto maranhense de ir decididno as coisas sozinho, brigo por isso com minha avó maranhense, mas não gostaria de levar discussão fora daqui da capoeira porque eu gostei do material daqui, na verdade evito participar de listas pra evitar desconfortos, e pediria com gentileza que voce nao levasse as discussoes nesta parte pra outras comunidades que pro eqto nao conheço e nao quero participar, ainda. Por exemplo, nao quero discutir com o pessoal do karate ainda, pra isso indicaria meu colega Cristiano que defendeu tese sobre e vai mais ou menos pela mesma linhagem, nao tenho a mesma competencia, obrigado de qq forma em reconhecer que sou apaixonado, e viciado no tema arte marcial, ao menos.

eu to na reta final da tese e nao gostaria de assumir compromisso no evento CEV nos 3 dias, a titulaçao eh importante mas nao me da glamour, nao me enche os olhos, pelo contrário, me sinto cada vez mais ignorante e cercado de cobras na academia, ambiente ruim! E quem pode falar o que tento trazer conceitulamente na tese sao na verdade meus mestres Gato Goes e contra-mestre Pinguim que jamais iriam num encontro como esse, pois eh assim, nosso trabalho eh sem fins lucrativos e muito silencioso.

mas iria ao congresso, pois o trabalho de voces eh bom, o Laércio eh uma pessoa querida aqui, e eu aceito tanto a jussara como o açai com camarao seco do Maranhao, o cuxá e me enxarcar em tiquira, só nao posso ajudar muito, e colaboraria como estudante em um dia pelos menos. Voce sabe como eh dificil o ultimo ano doutoral junto com a preparaçao pra concursos publicos, titulaçao nao garante emprego hj.

agradeço a compreensão, abs, fabio


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.