O ENSINO DO KARATE COMO PROCESO DE INTERVENÇÃO SOCIAL

 

OBJETIVOS PROPOSTOS

  • Ser um espaço para intercâmbio entre professoras e professores que realizam estudos sobre como o ensinamento do karate possa vir a contribuir no processo de intervenção social (transformação de valores e mudança de hábitos).
  • Subsidiar avaliações sobre casos bem sucedidos e experiências que apresentaram falhas no processo.

Tenho miltância cultural na Cidade de Deus (bairro da zona oeste do Rio de Janeiro) desde 1978  e como educador de Karate desde 1982. Nestas duas décadas venho agregando ao conteúdo doutrinário do Karate Do minha experiência acadêmica em Administração; a leitura de autores que me ajudaram na formação de um pensamento crítico no campo político e social e o uso de  ferramentas de desenvolvimento complementares tais como a música e o xadrez.. Coloquei, em destaque uma experiência de gestão participativa entre alunos, professores e familiares na constituição de uma ONG como centro de estudos e no planejamento e produção de eventos afins como jogos e seminários.

Tenho encontrado pouco material bibliográfico sobre o tema. Desejo ser útil na contribuição para a produção de textos que nos ajudem chegar aos objetivos aqui propostos. Também entendo ser pertinente que demais participantes deste debate proponham acrescimos de objetivos, classificação e ampliação do tema aqui abordado.

Antecipo agradecimentos pelas contribuições.

 

Comentários

Por Tatiana Zuardi Ushinohama
em 31 de Dezembro de 2012 às 13:21.

Oi..oi, 

 

Tenho algumas referências mas depende do que está buscando (humanas, fisiológicas, biomecanicas, sociais). Nesta relação karatê com outras partes do conhecimento, é dificil achar aqui no Brasil, principalmente de qualidade, por isso se tiver algumas vamos trocando figurinha e comentários por este espaço. 

 

Seja Bem vindo!

Por Luiz Roberto Nuñes Padilla
em 2 de Janeiro de 2013 às 01:07.

No RS há um Projeto Social com karate, denominado "Além da Escola", há vários anos, wm diversos municípios, e com interessantes resultados. O Prof. Celso Piaseski, que o implantou na Fgk, passou os últimos anos afastado da gestão do Karate, dedicado a Fundergs. Contudo, em 2013, está de volta a comunidade karate-ka...

Por Wellington de Moraes França
em 10 de Novembro de 2013 às 16:19.

Muito agradecido, Luiz Roberto e Tatiana pela contribuição e boa acolhida.

 

Peço desculpas pela demora em responder. Estava cuidando de uma emergencia na família mas já estamos bem.

Busco referencias na área de Humanas ou sociais por principio, mas todas são interessantes. No momento ainda não se trata de uma pesquisa formal.

Estou inclinado, por enquanto, no mapeamaneto dos estudos acadêmicos qualquer que seja a área de conhecimento.

Tive noticia sobre inciativa semelhante na área de Nutrição. Assim vou segundo com as consultas e ver no que dá.

 

Também estou muito motivado em conversar com o Prof Celso Piasesck sobre seu projeto. Grato, Luiz, por sua ajuda!

Até breve.

 

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.