You tube ajuda ou trabalha o professor de karatê? 

 

Esta é uma pergunta que venho me fazendo já faz algum tempo, principalmente quando meus alunos vêm pedindo para deixá-los treinar os katas acima da faixa deles.

 

Esse pedido me deixa numa verdadeira encruzilhada, pois se não ensiná-los, com certeza, vão aprender e treinar a versão Youtube; se ensiná-los, vou abrir para eles aprenderem katas que muitas vezes não estão prontos.  O que fazer?

 

Eu, particularmente, acredito no sistema de faixas em que o Karatê está embasado. A cada estágio, o aluno tem uma quantidade de conhecimentos para adquirir. E desta forma, procuro ensinar apenas correspondente a faixa (kata, kihon e kumite), fazendo o aluno compreender bem os ensinamentos daquele estágio para poder avançar para o próximo. Só a partir da faixa roxa, permito aos alunos iniciarem os treinamentos nos katas avançados, afinal, ao passar da faixa verde, o aluno já tem o domínio da série Heian e estará iniciando a série Tekki.

Só que muitas vezes, o aluno sedento por novidade ou empolgado com o karatê, busca por mais e mais conhecimentos novos, sem ter fixado o que lhes foi ensinado.  Atualmente com a internet e a grande difusão de informações na rede, o aluno consegue o acesso aos mais variados tipos de informação sobre karatê, incluindo vídeos de treinos e katas. Essas informações “enchem” os olhos dos alunos, pois reconhecem na execução dos katas avançados alguns dos movimentos que aprenderam e logo começam a tentar realizá-lo.  

Resultado, o movimento do aluno não está maduro e ao tentar executar um kata avançado, que ele acha que entendeu vendo o youtube, produz execuções bizarras da técnica.

Se você nesta fase se nega a ensinar, possibilita que o aluno continue praticando errado e crie vícios no movimento por não compreender qual a técnica que foi empregada no kata.

Eu acabo ensinando o kata pedido e mostrando como os katas avançados estão ligados ao básico, por isso a necessidade de executarem bem os katas iniciais, porém por serem novos dão mais valor aos katas avançados, não tem jeito.

OSS!

Comentários

Por Luiz Roberto Nuñes Padilla
em 19 de Agosto de 2011 às 01:23.

Acredito que há dois pontos fundamentais:   1º O Karate, como qualquer outra ARTE, exige a prática. Para aprender é preciso praticar. Como NLP(PNL), que é um "karate mental", só se aprende praticando. É claro que vídeos ajudam a perceber detalhes, comparar outras formas de fazer, dissemina nova abordagens na parte desportiva (que é uma parte e não é o karate). Contudo, o problema está em que pesoas que recém entraram podem ser levadas a erro por informações, especialmente em vídeos, que eles, pela pouca ou nenhuma experiência na ARTE, estão destituídos de habilidade para avaliar. E há outro problema:   2º o exceço de informações confunde. Aliás, queremos aproveitar o 11 de setembro de 2011 que se aproxima, para eclodir o movimento ACORDAR... Acordar a maioria do torpor consumista da acultura da superficialidade egocêntrica que fortalece politicorruptos e sociopatolobistas: Vamos derrubar as torres gêmeas? FALSAS CRENÇAS e SUPERFICIALIDADE Que alimentam a corrupção e ineficácia da Justiça? Detalhes pelo hotsite: http://www.padilla.adv.br/processo/morosidade/ Abs

Por Luiz Roberto Nuñes Padilla
em 23 de Agosto de 2011 às 23:50.

Prezados

Estive trocando idéia, como sempre costumo fazer, a respeito desse e de outros assuntos, com o Sensei Márcio Marques de Oliveira, 6º Dan, Diretor de Graduação e de Kobudo da CBK, o qual expresamente me autorizou a reproduzir, aqui, sua opiunião, já que ele, POR UAM SÉRIE DE prioridades, ainda não usa o CEV Leis:

----- Original Message ----- From: Marcio Marques de Oliveira To: Professor PADilla UFRGS Faculdade Direito www.PADilla.adv.br/desportivo Sent: Saturday, August 20, 2011 10:54 PM Subject: Re: Karate: You Tube Ajuda ou Trabalha o Professor de Karatê?
O you tube ajuda a quem tem discernimento e respeito . Atrapalha a quem não preza a disciplina ou quer passar o carro à frente dos bois. Particularmente acho que não se deve aprender katas além da faixa outorgada oficialmente. Quem não sabe respeitar  essa hierarquia e o conteúdo por graduação já nâo a merece. Nossa modalidade tem colhido frutos ruins devido à falta de compreensão do significado do que seja o DO, tanto da parte de dirigentes quanto de praticantes. Assim, ao invés de progredirmos, esses detratores do DO o vão descaracterizando, criando estereótipos falsos que geram um círculo vicioso no açodamento e presunção dos que buscam dinheiro, poder e status em lugar do bem, da justiça e da  verdade, preceitos fundamentais para os verdadeiros praticantes de artes marciais.. 
Márcio   "Águias não sobem escadas, mas sòmente alçam vôo quando suas asas estão devidamente preparadas!"     Em 18 de agosto de 2011 00:16, Professor PADilla UFRGS Faculdade Direito www.PADilla.adv.br/desportivo <luizrobertonunesos@padilla.adv.br> escreveu:

O que achas?

Karate: You Tube Ajuda ou Trabalha o Professor de Karatê?



Esta é uma pergunta que venho me fazendo já faz algum tempo, principalmente
quando meus alunos vêm pedindo para deixá-los treinar os katas acima da
faixa deles.



Esse pedido me deixa numa verdadeira encruzilhada, pois se não ensiná-los,
com certeza, vão aprender e treinar a versão Youtube; se ensiná-los, vou
abrir para eles aprenderem katas que muitas vezes não estão prontos.  O que
fazer?



Eu, particularmente, acredito no sistema de faixas em que o Karatê está
embasado. A cada estágio, o aluno tem uma quantidade de conhecimentos para
adquirir. E desta forma, procuro ensinar apenas correspondente a faixa
(kata, kihon e kumite), fazendo o aluno compreender bem os ensinamentos
daquele estágio para poder avançar para o próximo. Só a partir da faixa
roxa, permito aos alunos iniciarem os treinamentos nos katas avançados,
afinal, ao passar da faixa verde, o aluno já tem o domínio da série Heian e
estará iniciando a série Tekki.

Só que muitas vezes, o aluno sedento por novidade ou empolgado com o karatê,
busca por mais e mais conhecimentos novos, sem ter fixado o que lhes foi
ensinado.  Atualmente com a internet e a grande difusão de informações na
rede, o aluno consegue o acesso aos mais variados tipos de informação sobre
karatê, incluindo vídeos de treinos e katas. Essas informações "enchem" os
olhos dos alunos, pois reconhecem na execução dos katas avançados alguns dos
movimentos que aprenderam e logo começam a tentar realizá-lo.

Resultado, o movimento do aluno não está maduro e ao tentar executar um kata
avançado, que ele acha que entendeu vendo o youtube, produz execuções
bizarras da técnica.

Se você nesta fase se nega a ensinar, possibilita que o aluno continue
praticando errado e crie vícios no movimento por não compreender qual a
técnica que foi empregada no kata.

Eu acabo ensinando o kata pedido e mostrando como os katas avançados estão
ligados ao básico, por isso a necessidade de executarem bem os katas
iniciais, porém por serem novos dão mais valor aos katas avançados, não tem
jeito.

Basicamente, o que o Sensei Marcio saliente é a lição universal, o " 1º anda, depois voa " eternizada na pelíciula "Karate Kid 1"...   Penso que as pessoas decentes e que acessam o CEV saibam e possa identificar que há muitos professores experientes focados em aprimorar o Karate e seria oportutu recebermos adesões e apoio nesse trabalho!   Além de pensar, é oportuno encontrarmos as  pessoas com foco similar.
 Quem conhece os outros é inteligente
Quem conhece a si mesmo é iluminado
Quem vence os outros é forte
Quem vence a si mesmo é invencível
Tao Te King, 33   Abraços Paz Profunda (a diferença entre 1 degrau e 1 obstáculo no caminho está em como usamos os tijolos) Sensei Padilla 5º Dan GOJU   Abs

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