Do blog de José da Cruz (http://blogdocruz.blog.uol.com.br/), uma notícia alvissareira!

" Orlando Silva não quer ficar sem comando

          Transcrevo a nota do Painel da Folha de São Paulo, hoje:

Pra ficar

O ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., já tem um plano armado com o presidente Lula para continuar na pasta e deixar de concorrer a uma vaga de deputado federal pelo PC do B, seu partido.

A ideia é criar um cargo executivo com mandato de no mínimo três anos para Silva Jr. coordenar, pelo governo, ações da Copa de 2014 e da Olimpíada do Rio-2016.

Se o martelo for batido, significa que, mesmo que Dilma Rousseff, pré--candidata do PT à Presidência, não vença, o atual ministro do Esporte terá um posto estatal garantido.

Análise da notícia

         Não conheço detalhes da proposta do presidente Lula, mas, na forma como a notícia está colocada, ele pode estar pensando em criar uma Agência Nacional do Esporte.

         Que outro tipo de organismo daria garantias para que Orlando Silva permanecesse no cargo, independentemente da vitória da candidata Dilma?

         Fernando Henrique Cardoso tentou fazer isso, ao apagar das luzes de seu governo.

A proposta era do então secretário Executivo do Ministério do Esporte, José Luiz Portella, que também presidiu a comissão que criou o Estatuto do Torcedor. A proposta não vingou.

Agora, se Lula decidir criar a agência reguladora, terá um político no comando, como sempre defendeu para as demais instituições do gênero, e não um técnico, como exige o perfil para este tipo de repartição.

O problema maior será se a oposição vencer o próximo pleito presidencial, pois terá que engolir o atual ministro do Esporte no comando de uma empresa governamental. É o que se chama apego ao cargo. O PT e o PC do B chegaram ao poder e não querem largar o comando.

Por José da Cruz 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.