Legislação Desportiva - CEVLeis

Ponto de Encontro dos Profissionais, Estudantes e Pesquisadores

Entrar no Grupo

Essa comunidade migrou para o Facebook. Participe: https://www.facebook.com/groups/cevleis/

Atleta Profissional Autonomo Excerto



atleta profissional autonomo excerto

Lei n.10.395, de 16 de marco de 2011

Art. 28-A.  Caracteriza-se como autônomo o atleta maior de 16 (dezesseis) anos que não mantém relação empregatícia com entidade de prática desportiva, auferindo rendimentos por conta e por meio de contrato de natureza civil.

§ 1º O vínculo desportivo do atleta autônomo com a entidade de prática desportiva resulta de inscrição para participar de competição e não implica reconhecimento de relação empregatícia.

§ 2º A filiação ou a vinculação de atleta autônomo a entidade de administração ou a sua integração a delegações brasileiras partícipes de competições internacionais não caracteriza vínculo empregatício.

§ 3º O disposto neste artigo não se aplica às modalidades desportivas coletivas.”

fonte:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12395.htm

pela transcricao,
alberto puga

Comentários

Por Marcelo Mercante Savastano
em 30-03-2011, às 22h02.

A parte final do caput ("auferindo rendimentos por conta e por meio de contrato de natureza civil") não precisaria existir. Aliás, ela só atrapalha, pois a EPD desavisada pode acabar pagando salário para seu atleta de modalidade individual achando que não precisa registrá-lo porque o contrato é de natureza civil. Se impuser subordinação e habitualidade mediante remuneração, sabemos que gera vínculo empregatício, e então ela precisa pagar salário registrado em CTPS - contrato de natureza civil seria uma burla, facilmente desconsiderado pela Justiça do Trabalho.

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade. Clique aqui para entrar.


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.