21.01.2011 
fonte: http://www.cbf.com.br/noticias/competicoes/campeonato-brasileiro---serie-a/2011/2/21/cbf-reconhece-flamengo-campeao-brasileiro-1987

A CBF, através de Resolução da Presidência nº 02/2011, reconheceu o Sport Club Recife e o Clube de Regatas do Flamengo como campeões brasileiros de 1987.

Na mesma Resolução, foram reconhecidos como vice-campeões brasileiros de 1987 o Guarani Futebol Clube e o Sport Club Internacional de Porto Alegre.

A decisão da CBF foi comunicada pelo presidente Ricardo Teixeira a presidente do Flamengo Patrícia Amorim em encontro que aconteceu nesta segunda-feira, na sede da entidade.

Do encontro participaram ainda o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro Rubens Lopes e diretores do Flamengo.

A presidente Patrícia Amorim agradeceu ao presidente Ricardo Teixeira e ao departamento jurídico da CBF pelo reconhecimento de um título que o clube conquistou no campo, de fato, e agora, o tem de direito.

- Esse é um dia histórico para o Flamengo. Quero homenagear todos os jogadores da campanha de 87 e o técnico Carlinhos. Vocês são agora os legítimos campeões de 87, e o Flamengo tem de direito seis títulos de campeão brasileiro.

O presidente Ricardo Teixeira esclareceu que o reconhecimento do título de 1987 a Sport e Flamengo segue a linha traçada quando da recomposição histórica feita no final do ano passado pela CBF, representada pela unificação dos títulos de campeão brasileiro que beneficiou Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Fluminense e Bahia.

Ainda segundo o presidente da CBF, a decisão, tomada depois de novos e convincentes argumentos apresentados pelo departamento jurídico do Flamengo, contempla ainda o reconhecimento de que em 1987 houve dois campeonatos brasileiros, que tiveram Sport e Flamengo como campeões,

Ricardo Teixeira enfatizou ainda o fato de que não houve prejuízo esportivo ao clube pernambucano, que foi inclusive, ao lado do vice-campeão Guarani, o representante brasileiro na Taça Libertadores de 1988.

Comentários

Por Alexandre Moreno Castellani
em 21 de Fevereiro de 2011 às 16:19.

Surpreso, presidente do Sport vai tentar reverter a decisão da CBF
Gustavo Dubeux lembra de ação na Justiça que foi proferida favorável ao clube e se diz tranquilo: ’A Taça das Bolinhas já se encontra no São Paulo’
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/02/surpreso-presidente-do-sport-vai-tentar-reverter-decisao-da-cbf.html

Por Felippe Costa

O anúncio da CBF reconhecimento do título brasileiro de 1987 pelo Flamengo pegou todos de surpresa, principalmente os diretores do Sport. O presidente Gustavo Dubeux disse que vai tomar as medidas cabíveis para reverter essa decisão. Ele vai se basear na ação que tramitou e foi julgada na 10ª Vara Federal de Pernambuco, sendo proferida pelo juiz em 2 de maio de 1994, favorável ao clube.

- A posição do Sport é muito tranquila. Justiça não se discute, se cumpre. O campeonato já foi julgado pela Justiça e agora voltou à tona. O Sport tomará as medidas cabíveis. Estou muito tranquilo, pois a Taça das Bolinhas já se encontra no São Paulo. Era uma coisa acabada para mim.

Em entrevista ao Diário de Pernambuco, Homero Lacerda, presidente do Sport naquela ocasião, também tratou a nova decisão da CBF com tranquilidade. O ex-dirigente brincou e disse que isso só valoriza a conquista do clube.

- O torcedor do Sport não tem motivos para se preocupar. Essa insistência é até boa pra gente. Por exemplo, pouca gente lembra que o Bahia já foi campeão brasileiro. Mas todo ano, o título do Sport acaba reconhecido nos maiores jornais do Brasil. Eu fico muito satisfeito com tudo isso. Cabe uma ação de perdas e danos em um processo cível contra Ricardo Teixeira. Ele está pondo em dúvida uma coisa que é patrimônio do Sport. Está prejudicando o Leão moral e financeiramente.

Longa batalha política

Em abril de 2010, a CBF havia batido o martelo de que a Taça das Bolinhas deveria ser entregue ao São Paulo, oficialmente considerado o primeiro time a ganhar cinco vezes o Brasileiro. Na ocasião, Ricardo Teixeira disse que a decisão era irrevogável. Dois dias antes, Fábio Koff havia sido reeleito presidente do Clube dos 13 com apoio de Patrícia Amorim. Ricardo Teixeira preferia que o eleito fosse Kléber Leite.

Na eleição de Koff, Patrícia estava ao lado de Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo. Na semana passada, o dirigente tricolor recebeu oficialmente a Taça das Bolinhas, apesar dos protestos da diretoria rubro-negra. A CBF argumenta que a taça foi entregue pela Caixa Econômica Federal.

No site oficial tricolor, Juvenal Juvêncio publicou uma carta para dar satisfação a Patrícia Amorim sobre o caso. O presidente foi respeitoso, elogiou Patrícia, mas argumentou que não poderia abrir mão de um troféu "que materializa o símbolo de algumas das mais importantes conquistas desportivas dessa entidade". No dia da entrega da taça, Juvenal comentou que "ia se deliciar" com o troféu.

O Flamengo respondeu com um pedido de busca e apreensão na 50ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.

Por André Luiz Villares Monteiro
em 21 de Fevereiro de 2011 às 18:46.

Fiquei sabendo dessa deliberação da CBF no site da Federação de Futebol do RJ. Engraçado que a entidade fluminense se auto-promove, proclamando-se como intermediária nessa negociação.

Não me interessa muito o andamento do processo e exatamente aonde essa história vai parar. Não me interessa, inclusive, discutir o caso em si: se o Flamengo é merecedor ou não. Gostaria, no entanto, só de imaginar que negociações foram feitas para que tal homologação fosse expedida pela CBF. Gostaria de especular o porquê de tal decisão ter sido tomada exatamente nesse momento (afinal de contas, qual fato novo teria ocorrido para tão repentina mudança de rumo na CBF??!).

A direção da CBF usa os seus capitais políticos da forma como bem entende. A questão de SP indefinida como sede da Copa do Mundo é uma mostra do poder de vingança do sr. Ricardo Teixeira. A própria decisão da CBF em entregar a Taça das Bolinhas para o SP foi fruto de perseguição política a presidência do Flamengo, que apoiou o candidato contrário ao desejado pela CBF na eleição do Clube dos 13.

Há um burburinho de que bastou a presidente do Flamengo sinalizar com uma mudança de rumo em relação ao Clube dos 13 (e consequentemente, aproximar-se da CBF) para que a CBF, mais do que rapidamente, oferecer, de lambuja, o prêmio para que as ideias da presidente do Flamengo se voltem mais e mais para o seu lado. É ridículo, não?! É muita prostituição!! Com exemplos assim, como podemos falar alguma coisa de Berlusconi?! Temos o nosso Berlusconi aqui!!

Por Rodrigo da Silva Sakae
em 21 de Fevereiro de 2011 às 19:35.

Caro Dr. Puga, não consegui abrir a Resolução da Presidência no link colocado.

Por Alberto Puga
em 21 de Fevereiro de 2011 às 19:58.

rodrigo s. sakae e demais!

acessar diretamente http://www.cbf.com.br/

alberto puga, moderador


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.