A Prefeitura de Boa Vista conclui na noite deste sábado as atividades da I Conferência Municipal de Esportes. O evento reuniu atletas, acadêmicos e diversos profissionais que atuam nas mais diferentes áreas esportivas em Boa Vista.

O objetivo foi inserir a capital roraimense nas discussões sobre o desenvolvimento do esporte que será impulsionado também com a realização da Copa de 2014. No total, 170 conferencistas se inscreveram e participaram de palestras e discussões temáticas elaborando proposta para atender aos dez eixos indicados pelo governo federal como prioritários.

Os participantes também conheceram a estrutura do plano de atuação e do plano decenal que visa ao estabelecimento de metas e ações para o desenvolvimento das práticas esportivas nos próximos dez anos.

Para Sérgio Cunha, superintendente de Esportes da Fetec, a realização da conferência superou as expectativas e proporcionou a todas as pessoas ligadas ao esporte uma compreensão maior de como trabalhar para o desenvolvimento desta prática em nossa capital.

“Agora estamos fundamentados em conhecimento técnicos que nos auxiliarão a buscar recursos, trabalhar na elaboração de projetos e principalmente, transformar o esporte em mais um fundamento do processo educativo de formação dos cidadãos. A nossa meta é dar prosseguimento a todas as discussões aqui levantadas, impulsionando o desenvolvimento do esporte em Boa Vista”, destacou.

Além das propostas, o grupo também fez a eleição de 30 delegados e seus respectivos suplentes que representarão Boa Vista na Conferência Estadual, prevista para os dias 4 e 5 de maio.

Na etapa estadual serão eleitos 15 delegados para a III Conferência Nacional de Esporte - Por um time chamado Brasil - com o tema “Plano Decenal do Esporte e Lazer - 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais”, que acontecerá de 3 a 6 de junho deste ano.

“Todo esse conjunto de esforços é direcionado para a nossa participação na Conferência Nacional, onde poderemos mostrar as reais necessidades do Estado buscando alternativas que atendam as nossas peculiaridades para que o esporte seja ainda mais fortalecido entre a nossa população”, afirmou Sérgio.

Na manhã de sábado a representante do Ministério dos Esportes, Andréia Ewerton, ministrou palestra explicando aos participantes a metodologia de trabalho da conferência e os eixos propostos para a discussão. Segundo Andréia, que já participou de outros encontros na capital roraimense, Boa Vista é privilegiada por possuir uma grande estrutura de esporte e lazer atendendo a maioria dos bairros, o que facilita o acesso da comunidade à prática esportiva.

“Quando vim aqui pela primeira vez, fiquei encantada com a presença de parques, quadras esportivas e até parques aquáticos em todos os bairros. Isso é um diferencial muito positivo de Boa Vista, porque oferece à comunidade o acesso fácil a essas estruturas de esporte e lazer”, afirmou.

De acordo com Andréia, a I Conferência Municipal serve para verificar os avanços realizados no setor e também para identificar novas possibilidades que favoreçam o desenvolvimento do esporte de maneira integral na capital.

“O grande desafio para Boa Vista, na minha opinião, é a materialização das políticas públicas como políticas de estado, desvinculando os programas de uma iniciativa governamental, e criar mecanismos que coloquem essas políticas como algo de direito para a população de Boa Vista, independente da gestão governamental”, destacou.

Atualmente, Boa Vista conta com uma boa estrutura para a formação básica de atletas e para o incentivo à pratica esportiva. Além das quadras em parques, praças e escolas, Boa Vista é destaque com a Vila Olímpica Roberto Marinho, que hoje é considerado como um dos mais bem estruturados centros esportivos da Região Norte.

Fonte: http://www.folhabv.com.br/fbv/Noticia_Impressa.php?id=83058

Comentários

Por Moacir Augusto de Souza
em 29 de Março de 2010 às 09:42.

Ao Prof. Dr. Alberto Puga.

Nossos Agradecimentos pela nobre presenca na I Conferencia Municipal do Esporte de Boa Vista, participacao fundamental e representativa, marcando presenca do sistema CONFEF/CREF´s em Boa Vista e colaborando com as tematicas e esclarecimentos aos nossos municipes e conferencistas, em seu nome solicitmos que agradecca a compreensao e apoio de imediato do Nosso PRESIDENTE Jorge Steinhilber.

Parabens e muito Obrigado

Cons. Moacir Augusto de Souza


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.