Caros amigos.

  Fico a me perguntar onde vai parar o desporto universitário brasileiro.

  Todos espalham a idéia de que para o Brasil se dê bem em uma olimpíada, é necessário que o desporto universitário cresça cada vez mais, porém o que vemos são políticas públicas cada vez menores, tanto por parte do governo quanto por parte da CBDU.

  As receitas dos órgãos crescem, mas o  que se vê na crua realidade é a difícil vida dos atletas enquanto "seres universitários".

  Apesar de não ter ido ao último JUBS soube que sequer houve vaga nos hotéis, quiçá alimentação, transporte, etc. para os Auditores das justiças desportivas estaduais, tendo somente para os Auditores do STJDU.

  Fora os atletas que muitas vezes foram mal tratados por certas pessoas que é melhor nem discorrer acerca das atitudes delas.

  Estou abismado com o que acontece em nosso país.

  Espero que sejamos sempre livre para contar nossas preocupações com o dia a dia.

  Queria mandar um forte abraço pro Dr. Puga que esse ano nos abandonou aqui em São Luís/MA.

                                                              PEDRO MARINHO

                                                             Auditor do TJDU/MA

Comentários

Por Deborah Palma
em 23 de Dezembro de 2009 às 15:44.

Caro Pedro, concordo com seus argumentos, mas creio que há uma questão vital para o desenvolvimento do esporte universitário: o sistema. Nosso eixo é clubístico e por assim ser, ficamos como mero coadjuvantes. Há um longo caminho a percorrer. As IES têm condições de mudar um pouco este cenário, desde que o esporte faça parte de  sua estratégia institucional. Caso contrário, continuaremos reféns de um sistema, de organizações amadoras (refiro-me às atléticas) em sua maioria, muito embora haja aquelas que façam milagres e multiplicação dos pães.

Há pouco apresentei um trabalho nos EUA, mostrando o raio X das organiações acadêmicas esportivas de São Paulo...os números são alarmantes.

abraços

Deborah Palma

Por Alberto Puga
em 23 de Dezembro de 2009 às 22:25.

Ola Pedro e amigos (as) da Justiça Desportiva Universitaria do Maranhao!

Renovo meus cumprimentos pelo eficiente e exemplar trabalho realizado pelo TJDU, na figura de seu presidente  ilustre doutor Eduardo Duailibe e equipe. Trabalho esse que se transfunde pelos Cursos de Graduacao em Direito, Educacao Física [Fac Sao Luis, UNICEUMA, UFMA e outras]revelando o veio do Direito Desportivo como disciplina curricular.

Nao recebi mais noticias sobre a realizacao anual do Seminario de Direito Desportivo, de iniciativa do TJDU, mas, coloco-me ao inteiro dispor dos amigos (as) de São Luís, Maranhao.

Continuem o trabalho...

Alberto Puga, moderador comunidade legislacao desportiva cevleis


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.