Cevlistas,

Há que ser feito um mutirão nacional para extirpar algumas pragas daninhas que grassam nos campos...do futebol. Eis algumas delas:

a) MARGINAIS - são pessoas que, acostumadas a viver espalhando o terror ao redor de si, aproveitam-se dos espetáculos desportivos para promover tumultos os mais variados. São maléficos e devem ser afastados do convívio dos torcedores comuns;

b) PICARETAS - são uns tipos pacíficos, não gostam de tumulto, mas seu caldo-de-cultura são os arredores dos estpádios especialmente  em dias de grande confrontos clubísticos ou de jogos decisivos. Alimentam-se da estultícia de quem acredita em sua lábia de vendedores hábeis de ingressos falsos ou ingressos obtidos com a ajuda de dirigentes apaniguados.  Sua ação é nefasta e devem, eles também, ser afastados das imediações dos estádios.

c) "EMPRESÁRIOS" e seus associados, uns bacharéis que inventam constantemente a quadratura da roda, ambos com capacidade de engambelar quem se disponha a ouvir sua lábia avassaladora. Atuam, muitas vezes, com o conúbio de cartolas e as ações que propiciam causam danos aos clubes e, por fim, aos torcedores. Ganham rios de dinheiro com a credulidade até mesmo de julgadores togados, e com a permissividade de cartolas que lhes propiciam meios de expandir suas raízes.

Também devem ser expurgados da convivência desportiva.

ALGUÉM SE DISPÕE A RECEITAR ALGUM ANTÍDOTO PARA TAIS PRAGAS?

Marcilio Krieger

 

Comentários

Por András Vörös
em 14 de Janeiro de 2010 às 20:14.

Para pragas e qualquer tipo de existência basta haver uma seca, e elas desaparecerão.

De minha parte sugiro que havendo conflitos, cambistas  e cartolas inescrupulosos, não se vá aos eventos por um ano.Secando a fonte.

Desparecerão os violentos - pois não haverão inocentes para agredir e os iguais que se matem - ; cambistas existem porque há os que compram......, e sem público o clube ou é administrado corretamente ou fecha.

No caso específico do futebol, é um espetáculo potencializado das arenas romanas e seus gladiadores. Pão e circo.

Os maiores incentivadores da violência são os próprios jogadores, que praticam um esporte de agressões em troca de dinheiro e punidos com alguns "cartõezinhos" amarelos.

andrás

Por Angelo Giacomini Ribas
em 21 de Janeiro de 2010 às 07:17.

Caros Cevlistas,

Para sanar os dois primeiros casos patológicos, creio que uma só dose de POLICIAMENTO ADEQUADO não bastará. Seria necessário um tratamento severo contínuo por meio de AÇÕES ORGANIZADAS E CONTÍNUAS DE INTELIGÊNCIA POR PARTE DA POLÍCIA, até acabar com o mal pela raiz e então eterno monitoramento para que nunca mais apareça.

Já para a o terceiro tipo patológico, bem, aí a situação é muito mais complicada. O diagnóstico vai além de uma simples erva daninha, mais se assemelhando a um câncer malévolo terminal. Nesse caso, à primeira vista parece-me que o mal só será erradicado quando o paciente morrer, ou seja, quando os clubes não conseguirem mais administrar suas massas falidas e fecharem suas portas, e a torcida trocar o futebol pela novela.

É triste mas infelizmente mas é verdade. No entando, apesar do terrível diagnóstico, ainda acredito que seremos capazes de apresentar soluções adequadas para exterminar esse grande mal que assobra nosso esporte, antes que seja tarde.

Angelo G. Ribas


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.