Gostaria de saber dos amigos suas opiniões quanto a prática de artes marciais, em especial, do BOX e dos chamados vale tudo nos quais os lutadores, em sua maioria, são fixas pretas em diversas modalidades de lutas; sendo:

1) Acatam a prática, como esporte, de qualquer modalidade de luta?

2) E  demais esportes, tais como: RUGBY, Levantamento de peso, corridas de longa distância, etc.

3) Todos aceitariam que seus filhos fizessem alguma modalidade de arte marcial?

4) Tal tema merece ser discutido neste site?

Gostaria de saber a opinião dos amigos sobre tais questões

Comentários

Por Gabriel Gouvêa Garcia
em 19 de Outubro de 2009 às 17:13.

Dr. Luiz Cláudio,

Antes de mais nada, minha sincera opinião é que todo tema merece discussão.

Quanto a acatar ou não determinada prática como esporte, os educadores físicos que nos lêem têm plenas condições de nos responder. já que os conceitos para tanto estão bem definidos.

Eu, particularmente, abusando do conceito menos amplo sobre esporte, tenho que toda modalidade de luta que siga determinados regulamentos (instituídos por alguma entidade esportiva) e possibilite a ocorrência de competição entre os participantes interessados, pode e deve ser considerada modalidade esportiva.

O mesmo se aplica aos demais esportes citados. Vale lembrar, por exemplo, que o aeromodelismo, em algumas de suas vertentes, é um esporte, assim como o xadrez também o é. Para ser considerado esporte não há a necessidade do esforço físico simplesmente, mas o esforço mental, em todas suas formas.

Quanto à questão da prática de uma arte marcial, sou absolutamente favorável, mas sempre considerando, como em qualquer outra modalidade, como essa prática será desenvolvida, como é o ambiente da academia, qual a exata preparação do instrutor / professor / mestre que aplicará os conceitos, enfim, com todas as precauções que qualquer um deve ter em qualquer prática, seja esportiva ou não.

Espero ter colaborado de alguma maneira. Um abraço!

Gabriel Gouvêa Garcia

Por Luiz Claudio Biato Portugal
em 19 de Outubro de 2009 às 19:49.

Parabéns pela sua explanação Dr. Gabriel, excelente, escrevo apenas para parabenizá-lo e para acrescentar ao rol dos chamados esportes um jogo que já vem sendo considerado uma nova modalidade esportiva, o POKER (o jogo de cartas); mesmo entendimento que considera também o xadrez (não me batam, não fui eu que criei tal tese); assim sendo, aos que gostam deste "esporte" recomendo a leitura da Revista FLOP.

Quem disse que na terceira idade não se pode ter atletas competitivos?


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.