Deu no GloboEsporte.com
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL1376636-9827,00-PROCURADORGERAL+DO+STJD+DIZ+QUE+EXISTE+CHANCE+DE+PALMEIRAS+X+SPORT+SER+ANUL.html

Procurador-geral do STJD diz que existe chance de Palmeiras x Sport ser anulado
Paulo Schmitt afirma que cabe ao time pernambucano provar que houve erro de direito no jogo. Dirigente rubro-negro diz que clube correrá atrás

A polêmica causada pela anulação do jogo Palmeiras x Sport pode levar o Campeonato Brasileiro para o tapetão. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, Paulo Schmitt, procurador-geral do STJD, disse que existe a possibilidade de o jogo ser anulado por causa do erro de Elmo Resende. O árbitro validou o gol de Danilo, aos 40 minutos do segundo tempo. No lance, mesmo sem qualquer irregularidade, ele apita antes de o palmeirense marcar o gol que selou o empate por 2 a 2. O goleiro Magrão nitidamente desiste da jogada ao ouvir a marcação do árbitro, que foi afastado pela CBF na tarde desta quinta-feira.

Schmitt explicou que o pedido de anulação da partida independe do que Elmo Resende pudesse escrever na súmula. O documento foi divulgado no site oficial da CBF, nesta quinta-feira, e não traz qualquer observação. Segundo o procurador, o Sport tem dois dias, a partir da publicação do relato, para apresentar o recurso.

- É difícil dizer se existe erro de direito. Vai depender do que o prejudicado vai apresentar como provas. Não há o pedido do Sport ainda. Compete ao clube prejudicado entrar com pedido de impugnação do jogo. Ele tem de juntar as provas e anexá-las para entrar com pedido de anulação de resultado. Pode entrar com uma imagem de TV, a prova que tiver. E quem julgar vai avaliar se há ou não erro de direito - disse o procurador.

O artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva diz que "a partida, prova ou equivalente poderá ser anulada se ocorrer, comprovadamente, erro de direito".

Schmitt lembrou ainda que é cedo dizer que o jogo pode ser anulado, pois ainda nem recebeu uma representação do Sport pedindo a impugnação.

Mas o vice-presidente jurídico do Sport, Eduardo Carvalho, acredita que a Procuradoria tem competência para agir independentemente do clube, que, de toda forma, não pretende poupar esforços para conseguir a anulação da partida. Carvalho explicou que ainda entrará em contato com Schmitt antes de tomar qualquer ação.

- Agora que o fato se tornou público, notório e inquestionável, entendo que a Procuradoria do STJD tem competência para dar início a este processo, a exemplo do que acontece nas vezes em que o árbitro deixa de advertir um jogador que dá uma cotovelada em um adversário. Mas se depender de uma ação do Sport, entraremos com o recurso. Temos as imagens da televisão, que são claras, e o comentário de toda a imprensa nacional a nosso favor - disse o dirigente, por telefone, à reportagem do GLOBOESPORTE.COM.

- A bola saiu da área e, quando teve o retorno, ele apitou quando o Danilo dominou a bola, antes de chutar. Eu parei, porque eu não sou surdo. Eu ouvi o árbitro apitando – reclamou Magrão. 

Até mesmo o presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, reconheceu que Elmo apitou antes da conclusão do lance. 

- Não deveria ter apitado, mas ainda bem que voltou atrás, senão cometeria um outro erro contra o Palmeiras - disse Belluzzo, em entrevista à uma rádio paulista. 

Comentários

Por Marcilio Krieger
em 13 de Novembro de 2009 às 12:04.

Comuneiras & Comunitários

realmente está havendo muita   confusão na área: minha opinião sincera e desinteressada é que não ocorreu ERRO DE FATO E, MUITÍSSIMO MENOS, ERRO  DE DIREITO POR PARTE DO ÁRBITRO NO LANCE DO SEGUNDO GoL DO PALMEIRAS VS Sport.

ERRO DE FATO :´é quando o árbitro equivoca-se e inverte o lance, por exemplo: A bola saiu pela lateral e ele sinaliza reposição favorável ao time B, mas foi um jogador desse time quem tocou por último na bola.

ERRO DE DIREITO: ocorre quando uma ou mais das Regras do Jogo são violadas - intencionalmente ou nao, pelo árbitro.  Exemplo: o jogador dá um carrinho por trás E NÃO RECEBE CARTÃO VERMELHO!     É erro de direito porque o árbitro violou a Regra 12 (Faltas e Incorreções), que DETERMINA que tal jogada é considerada jogo brusco grave e, como tal, punida com expulsão e tiro livre direto.

NO LANCE DO SEGUNDO GOL DO PALMEIRAS: mesmo aceitando que o árbitro haja apitado, a pergunta é: APITOU O QUÊ? impedimento, pênalti ou falta de algum atacante?

O APITO DO ÁRBITRO É COMO O APITO DAQUELA FÁBRICA DE TECIDOS , NO SAMBA DO NOEL.       ANOTEM EM SUAS AGENDAS, GENTE AMIGA: O APITO NÃO FAZ PARTE DO UNIFORME OBRIGATÓRIO DO ÁRBITRO!!!!!, Sabiam desta?  O QUE IMPORTA É ACOMUNICAÇÃO VERBAL DO ÁRBITRO, ACOMPANHADA (leiam novamente, os que tiverem dúvida: a-com-pa-nha-da!!!!) da agesticulação do árbitro indicando o local da reposição da bola e jogo!!!!

APITO SEM SINALIZAÇÃO É O MESMO MEIA-VERDADE! SIM, PRECLARAS E PRECLAROS  LEITORES: QUE OCORRÊNCIA TERIA SINALIZADO SUA SENHORIA?

Esta história de os jogadores do Sport terem parado por casusa do apito me faz lembrar das historinhas do  "...Era uma vez um lobo que comeu a vovozinha...".

Criança acredita não só na comilança, como na intervenção dos caçadores.que abrindo a barriga dologo,tiraram a vovó via, e a cores, lépida e fagueira.

Alguém dentre vós, mesmo os que são pró-Lobo, ou pró-Caçadores, acredita na hipótese historial?

PARA TERMINAR: o SENHOR Procurador Geral disse à mídia que se houver recurso, a Procuradoria estudará as razões recursais (ou iniciais, se preferirem)  e os documentos que a acompanhare,. Só me resta felicitar o Dr Paulo Schmitt  e, ainda segundo a imprensa, lamenar o que disseram alguns "defensores" so Sport: querem anular o lance do  gol.....

Eles poderiam integrar o universo de quem acredita na façanha dos caçadores, não é mesmo?

Finalmente: no Lance de hoje ´há uma declaração minha. Para ajudar o jornal, deixo de a transcrever.

Marcilio Krieger

Ops: Tio Totonho e Vó Toinha  estão PASMOS! com as declarações ouvidas e lidas de alguém que diz que entende das Regras do Jogo , SEGUNDO QUEM ERRO DE DIREITO É QUANDO O ÁRBITRO  REGISTRA NA SÚMULA QUE  ERROU.....

A pasmaceira da declaração é evidente: só quem acredita em História da Carochinha diz uma bobagem tão grande ( grande para quem já superou a fase encantatória de histórias para boi dormir).

MK 

Por Jaime Salvador de Arruda
em 13 de Novembro de 2009 às 11:01.

Queria aproveirar dos amigos para me informar que tipo de erro direito pode ter acontecido?

- Será que foi por ter apitado (óbviamente ter acontecido alguma infração) e depois ele mesmo não considerou seu apito, prosseguindo o lance o qual acarretou o gol?

Eu acho que a partir do momento que o mesmo apitou, deveria ter paralizado a partida, óbvio que o Palmeiras ia contestar mas o árbitro tinha errado menos.

Por Jaime Salvador de Arruda
em 13 de Novembro de 2009 às 10:46.

Olha, esse problema de arbitragem no Campeonato Brasileiro é crucial, a imprensa está fazendo a parte dela o problema é que  a CBF está numa situação difícil que é ter em seu quadro, árbitros bons, até que os arbitros que estão errando estão sendo punido, ainda bem.

Quanto ao erro do senhor Elmo Rezende foi claro, além de toda imprensa atrás da barra dizer que ouviu, eu pelo menos ouvi nítidamente o apito quando a BAND fez questão de repetir o lance várias vezes.

Ainda bem que temos uma posição concensiosa do procurador Geral do STJD.

Grande abraço

Por Jaime Salvador de Arruda
em 13 de Novembro de 2009 às 12:58.

Eu vejo da seguinte forma, todo mundo ouviu o apito do árbitro (òbviamente se ele negar, então nada poderá ser feito) agora se ele apitou e se equivocou poderia no mínimo mandar seguir o jogo gesticulando como faz quando se dá uma lei da Vantagem ou mesmo dizendo SEGUE O JOGO.
Posso até acreditar que não aconteça nada pois na regra 5 diz o seguinte:

Decisões do árbitro
As decisões do árbitro sobre fatos em relação ao jogo são definitivas.
O árbitro só pode modificar uma decisão quando percebe que é incorreta
ou, a seu critério, conforme uma indicação de um árbitro assistente,
desde que ainda não tenha reiniciado ou terminado a partida.

E A PARTIDA FOI ENCERRADA.

Por Thiago Félix Cruz
em 14 de Novembro de 2009 às 02:58.

EU ACREDITO QUE NÇAO DEVE SER ANULADA A PARTIDA POIS NÃO HOUVE UM "ERRO". O JOGADOR ESTAVA EM POSIÇÃO LEGAL E FEZ O GOL. O ERRO DO ÁRBITRO TER APITADO EXISTIU, SIM, MAS ACREDITO QUE NÃO SEJA MOTIVO PRA ANULAR O JOGO..

Por Marcilio Krieger
em 16 de Novembro de 2009 às 09:35.

Afinal, O ÁRBITRO APITOU O QUÊ:

a) infração cometida por jogador do Palmeiras;

b) impedimento;

c) pênalti ( infração cometida por jogador do Sport)

NÃO BASTA APITAR: TEM QUE GESTICULAR!!! (apontar o ,local da falta indicando quem deve reiniciar o jogo).

AGORA, , requerer a anulação do lance..... é coisa de neófito!!!!

Marcilio


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.