Espaço aberto  a  discussão,

Trata-se de  um desafio. É chegado o  momento? PÉGA? OU  NÃO  PÉGA? [parafraseando o  autor da  expressão]   Dr  Eduardo  Carlezzo, diretor  jurídico, é integrante da CEVLEIS, desde a sua  instituição.   alberto  puga,moderador

Comentários

Por Alberto Puga
em 27 de Janeiro de 2016 às 13:07.

segue  excerto   art20 e segs.  'Lei  Pelé' fonte http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9615consol.htm alberto   puga,moderador
 

Por Alberto Puga
em 26 de Janeiro de 2016 às 09:14.

atualizando...leer RDI n.1/2016

fonte

http://www.cbf.com.br/noticias/a-cbf/resolucao-da-cbf-sobre-a-copa-sul-minas-rio?ref=bigfeatured#.VqdSvJorLMw

Por Alberto Puga
em 26 de Janeiro de 2016 às 09:16.

atualizando...

Por André Luiz Villares Monteiro
em 26 de Janeiro de 2016 às 10:19.

Difícil questão, pois pode ser analisada em diferentes ângulos...

A princípio, tende a "pegar", pois boa parte da mídia esportiva a apoia. Geralmente, a base do raciocínio é analisar que a Liga vai contra o sistema vigente, contra os atuais dirigentes da CBF (mesmo que o discurso da Liga, em muitos momentos, seja conciliador e não revolucionário, como esse senso comum quer enxergar), contra a Ferj... e pronto! Estão definidos os campos opostos e automaticamente ocorre a adesão a esse campo "oposicionista".

Por outro lado, não podemos, a meu ver, deixar de analisar algumas lacunas da Primeira Liga, pelo menos até agora. Um primeiro ponto a esse respeito é que suas demandas são, prioritariamente, políticas e portanto, a repercussão na mídia parece ser vista como mais importante do que a elaboração de um projeto mais profissional, com ideias mais claras e transparentes sobre o futebol brasielro (a esse respeito, podemos ver na escolha do CEO da Primeira lIga, que privilegia alguém mais ligado às estruturas dos clubes a buscar alguém mais técnico e mais independente de clubismo). Como se isso não bastasse, a própria Primeira Liga não tem um site próprio, não permitindo, assim, a publicidade de seus estatutos, do regulamento geral da competição, do ouvidor da competição e outras informações! Não consegui achar, em lugar nenhum até agora, essas informações que acho fundamentais para uma competição.

Um outro ponto que não tenho conhecimento é em relação à aplicação da Justiça Desportiva nesse campeonato. Em qual tribunal desportivo haverá o julgamento dos casos pendentes (julgamento de um cartão vermelho, p.ex.)? A princípio, pensei que fosse no STJD, mas se a CBF não reconhecer a competição, isso parece inviável, não? Como resolver essa questão? A Liga, por ser uma liga concorrencial, não precisaria ter um TJD próprio para aplicar a justiça desportiva em seus fóruns?

 

Por Alberto Puga
em 26 de Janeiro de 2016 às 14:04.

RDI  n.1/2016  texto  na   Biblioteca  Cev

http://cev.org.br/biblioteca/rdi-n-01-2016/

alberto  puga,moderador

Por André Luiz Villares Monteiro
em 26 de Janeiro de 2016 às 15:28.

Depois de muita pesquisa, consegui o endereço do site da Primeira Liga, que tem algumas das questões que procurava.

O site é: www.primeiraligabr.com

 

Por Alberto Puga
em 28 de Janeiro de 2016 às 19:35.

agora péga...

acesso   http://www.cbf.com.br/noticias/a-cbf/acordo-entre-cbf-federacoes-e-clubes?ref=bigfeatured#.VqqH7ZorLMw

alberto  puga,moderador


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.