Torcida do Palmeiras processa CBF por alteração em jogo contra Grêmio

Agremiação alega que já havia reservado hotel para o próximo fim de semana

A decisão da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em modificar a data do jogo contra o Grêmio trouxe prejuízo a alguns torcedores do Palmeiras. Integrantes da torcida uniformizada Pork´s alegam que foram lesados financeiramente e prometem entrar com uma ação por perdas e danos contra a entidade máxima de futebol. 

Inicialmente, o confronto no estádio Olímpico seria realizado no sábado, dia 21 de novembro. Porém, por influência da televisão que detém os principais direitos de transmissão, a partida acabou antecipada para esta quarta-feira (18), às 21h50, situação já que havia ocorrido em rodadas anteriores do Campeonato Brasileiro com o Palmeiras e outros clubes.

O diretor da torcida, Rodrigo Ribas, diz que um grupo de 20 torcedores já havia feito reservas em hotel de Porto Alegre e comprado passagens de avião.

-Já juntamos toda a papelada e vamos entrar com uma ação conjunta contra a CBF. Chegamos a consultar o promotor Paulo Castilho para saber se havia algo no Estatuto do Torcedor que nos beneficiava, mas só poderemos apelar mesmo à Justiça Comum.

-Temos os compromissos normais da semana, não será possível acompanharmos o jogo. Alguns dos torcedores vão aproveitar essas reservas e passear no Sul no fim de semana para não perder o dinheiro.

Se quisessem modificar a data das passagens, os palmeirenses seriam obrigados a desembolsar os valores das multas cobradas pelas companhias aéreas. Mais um motivo para reclamar da decisão da CBF.

-A passagem até Porto Alegre nos custou R$ 250. Teríamos de pagar mais R$ 80 para mudar cada trecho. Fonte: http://esportes.r7.com/futebol/times/palmeiras/area-publica/noticias/torcida-do-palmeiras-processa-cbf-por-alteracao-em-jogo-contra-gremio-20091117.html

Comentários

Por Fernando Tasso de Souza Neto
em 18 de Novembro de 2009 às 11:39.

O art. 16 do Regulamento Geral das Competições diz que qualquer alteração na tabela deve ser feita com no mínimo 10 dias de antecedência.

Agora eu pergunto: Para quer criar uma norma se você não vai cumprir?

A CBF descumpriu diversas vezes nesse campeonato uma regra que ela mesmo criou.

Por Gustavo Ramos May
em 18 de Novembro de 2009 às 14:18.

Uma situação parecida ocorreu na 18ª rodada, quando a partida entre Atlético Mineiro e Palmeiras, que inicialmente estava marcada para o final de semana, foi postergada para a quarta-feira. Como a Seleção Brasileira jogava na mesma data e o Diego Tardelli havia sido convocado, este ficou de fora da partida por causa da transferência da data. O jogo terminou empatado em 1x1, no Mineirão.

A questão é: as partidas só têm suas datas alteradas em virtude dos interesses televisivos. Para tanto, é provável que tenha expressamente no contrato celebrado com a Globo a possibilidade de alterações de partidas em período menor de antecedência que o da regra geral. Mas isso atinge também aos torcedores? A estes, por serem equiparados à consumidor, cabe unicamente reclamar por perdas e danos? E no polo passivo da demanda proposta pelos torcedores do Palmeiras, constará apenas a CBF?

E por fim, fugindo um pouco do direito (ou não), no caso do Diego Tardelli não há uma interferência direta da mudança de calendário, eis que apenas pelos interesses televisivos o atleta ficou de fora daquela partida?

Por Luiz Felipe Chagas de Carvalho
em 19 de Novembro de 2009 às 00:49.

Entendo como totalmente legítima a postulação dos torcedores, que foram usurpados no seu direito. Da mesma forma que a CBF aufere grandes dividendos com a máquina desportiva, deve arcar conjuntamente com a força coercitiva da rede Globo e indenizarem os torcedores, que são efetivamente meros consumidores, e assim, merecem a proteção do estatuto e também do CDC.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.