cevnautas! no  momento  só há um  legitimado: POVO BRASILEIRO
  sugestão  para CBF: um CONCURSO NACIONAL
AO POVO BRASILEIRO! UMA ESPÉCIE DE  CONSULTA   nacional!
 

alberto  puga,moderador

Comentários

Por Milton Freitas Borges
em 15 de Julho de 2014 às 10:26.

Acho interessante ver como está sendo aprovado o PL 6753/2013 - PROFORTE.  Este poderá ser um marco para mudarmos os rumos do futebol no Brasil desde que tenha um desfecho sério. Não há reformulação com dívidas ou anistias. Os clubes devem ser tratados como todas as empresas no Brasil. Sem beneficios nem diferenciações.´O debate é salutar e temos muito a propor.

Grande iniciativa. Att - Milton

Por Marcelo Luiz Pereira
em 16 de Julho de 2014 às 16:32.

Prezados, penso que o PROFORTE realmente poderia ajudar os clubes e principalmente os "pequenos" clubes que já não possuem mais condições de investir nas categorais de base (que tanto revelaram jogadores no passado), contudo, lembro que o PROFORTE trata apenas de parcelamento de dívidas fiscais antigas, ou seja, mesmo após o parcelamento (25 anos), os clubes precisarão planejar e organizar os pagamentos de tributos posteriores, assim como das dívidas contraídascom bancos (tanto anteriores, quanto posteriores ao PROFORTE), ou seja, em minha humilde opinião, o mais importante seria a implementação de uma verdadeira Gestão Profissional nos clubes, pois do contrário a aprovação da referida PL não se tornará efetiva.

Noutro giro, em minha opinião, uma "estatização" da CBF não me parece ser uma solução viável, visto que pela CR/88, o Estado deve fomentar as práticas desportivas observando, contudo, a autonomia das entidades desportivas dirigentes (CBF, por exemplo) e associações (leia-se , clubes) quanto à sua organização e funcionamento, ou seja, o caráter privado destas intituições deve prevalecer, sob pena de inconstitucionalidade.

Reitero, salvo melhor juízo, Gestão é a palavra chave, independentemente dos subsídios e vantagens concedidas ao clubes. Vou além, interessante que esta mudança se inicie na própria CBF, notório modelo fracassado de Gestão do Futebol e um verdadeiro sucesso no aspecto financeiro daquela instituição (lucros exorbitantes nos últimos anos). Por que será?

Fica aqui minha contribuição. Importante pensarmos e atuarmos juntos.

Um forte abraço a todos.

Marcelo Pereira.

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.