fonte

http://playtrue.wada-ama.org/news/wada-suspends-the-accreditation-of-the-rio-de-janeiro-laboratory/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=wada-suspends-the-accreditation-of-the-rio-de-janeiro-laboratory   materia em discussao/debate   alberto puga, moderador

Comentários

Por Scheyla Althoff Decat
em 9 de Agosto de 2013 às 23:12.

Puga e demais

É lamentável!!! O referido laboratório não estava respeitando as normas da WADA e isto ocorre praticamente às vésperas dos grandes eventos (Copa e Olimpíada). Será que vão conseguir reverter esta decisão no Tribunal Arbitral do Esporte? Entendo que falta de credibilitade já ficou consignada.

Abraços

Scgeyla 

Por Rubens dos Santos
em 9 de Agosto de 2013 às 23:48.

Dr. Puga:
 
Se considerarmos que - de acordo com site da WADA - tinhamos na Améria apenas 7(sete) laboratórios credenciados( com o descredenciamento do LADETEC, agora são apenas seis), a saber: Canadá(Montreal), Cuba(Havana), Colombia (Bogotá), México ( D.F. México), USA (Site Lake City e Los Angeles), como ficarão os exames de controle de dopagem no Brasil?
Vamos ter que enviar as amostras para o laboratório da Colombia?
 
Outra questão que levanto, o descredenciamento da LADETEC deve-se ao fato do monitoramente feito pela AMA constatar que o mesmo não vinha atendendo a  norma Internacional para Laboratório (ISL), ou seja não garantia o padrão de qualidade exigido pela WADA. Isto não coloca em dúvidas os últimos testes realizados pelos LADETEC? Poderiam os atletas - cujos exames acusaram substância proibidas, com base neste descredenciamento recorrem? E só lembrarmos  que em 2012 o laboratório ficou suspenso por 9(nove) meses depois da falha nos testes do jogador de volei de praia Pedro Solberg.
 
Tubo bem que o laboratório ainda pode recorrer, mas esta posição da WADA, já comprometeu em muito a credibilidade do laboratório , já que o mesmo em 2012 .
Com isto cria-se um grande problema para os grandes eventos que já estão acontecendo e ou/ programados, face o Mundial em 2014 e os Jogos Olimpicos em 2016, sem falar das competições nacionais/regionais cujas confederações e Federações e o COI utilizam dos serviços do laboratório para os exames de doping.
 
 

Por Edison Yamazaki
em 10 de Agosto de 2013 às 01:25.

A situação é lamentável, mas mostra a realidade de tudo que cerca o esporte de alto nível no Brasil. E pensar que a Copa e os Jogos Olímpicos serão realizados no Brasil.

Por Klebet C Carvalho
em 10 de Agosto de 2013 às 12:40.

Essa suspensão atacando o proceder do laboratório coloca em chek os exames realizados pois cria uma dúvida quanto a validade ou credibilidade do resultado dando margem aos punidos pelo doping buscarem os meios judicias jusdesportivo ou quiçá nao sendo comtemplados as vias judiciais comum

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.