Workshop da OAB debate medidas de combate à violência nos estádios Ações do documento
  •  | 
  • Send this page to somebody 
  • Print this page 
  • Clique para compartilhar
24/01/2014

 

O ano passado foi considerado o mais violento do futebol brasileiro, com a morte de 30 torcedores em conflitos entre torcidas. Para debater um tema tão importante, principalmente em ano de Copa do Mundo, o Conselho Federal e as Seccionais de São Paulo e Santa Catarina da OAB promovem no dia 20 de fevereiro, na sede da OAB SP (Praça da Sé, 385), um workshop sobre “Combate à Violência no Futebol”, que faz parte do lançamento da Campanha de prevenção e combate à violência em estádios.

Workshop da OAB debate  medidas de combate à violência nos estádios

O evento acontecerá no dia 20 de fevereiro

A abertura do evento reunirá o Presidente da OAB SP, Marcos da Costa; o Presidente do Conselho Federal da OAB , Marcus Vinicius Furtado Coêlho e  Tullo Cavallazzi, Presidente da OAB-SC e da Comissão Especial de Direito Desportivo.

Na sequência, foi convidado para ministrar palestra o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre o tema da atuação do Governo federal no combate à violência no futebol e o Marco Polo Del Nero, Presidente da Federação Paulista de Futebol, Vice-presidente da CBF e membro do comitê Executivo da FIFA, para falar, após o coffee break,  sobre como entidades desportivas podem cooperar com autoridades públicas no combate à violência.

O Secretário de Segurança Pública  do Estado de São Paulo, Fernando Grella fará a exposição sobre  a atuação da sua Pasta no combate à violência dentro das arenas desportivas. Em seguida, Guilherme Gonçalves Strenger, desembargador do Tribunal de Justiça de SP, explica a efetividade do Juizado Especial de Defesa do Torcedor, do qual é coordenador.

Na parte da tarde, o ex-jogador Cafu, que integra o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo, e o advogado e árbitro aposentado Salvio Spinola Fagundes Filho abordam como as duas categorias podem ajudar a resolver o problema da violência.

O workshop termina com exposições de Paulo Castilho, promotor de justiça de SP, que aborda os desafios e as soluções para a punição de torcedores violentos. Eduardo Carlezzo, Secretário da Comissão Especial de Direito Desportivo da OAB e presidente da Associação Sul-Americana de Advogados do Futebol, expõe experiências internacionais para prevenção e punição de atos violentos de torcedores. O workshop termina com Flávio Zveiter, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol,  que explica como a Justiça Desportiva pode ajudar no enfrentamento da violência.

As inscrições para o workshop “Combate à Violência no Futebol” são gratuitas e podem ser feitas no site da OAB SP  http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura.asp?pg=2.3.1&pgv=a&portlet=1&id_cultural=14310 ou no site do Conselho Federal https://www1.oab.org.br/CentralEventos/Evento.aspx?idtEvento=20

 

Comentários

Por Alberto Puga
em 30 de Janeiro de 2014 às 12:31.

cevnautas! mais info OAB-SC   http://www.oab-sc.org.br

quem pode ampliar?

alberto puga,moderador


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.