Legislação Desportiva - CEVLeis

Ponto de Encontro dos Profissionais, Estudantes e Pesquisadores

Entrar no Grupo

Essa comunidade migrou para o Facebook. Participe: https://www.facebook.com/groups/cevleis/

XI de Agosto de 2009



XI de Agosto de 2009

Publicado por Caio Medauar em 11 Ago 2009 | sob: Direito Desportivo, Direito do Consumidor, Opinião Pessoal

http://blog.medauar.com.br

Ah. Chegou o dia do advogado, e muita gente vai me ligar, mandar e-mail ou twit.

Mas invariavelmente, ao me encontrar com meus colegas faremos várias reflexões sobre nossas atuais condições de trabalho, sobre a falta de reconhecimento dos clientes e da sociedade como um todo, pelo descaso que o Judiciário tem recebido do Estado, e tantos outros problemas que tem gerado verdadeiro desânimo a muitos colegas, inclusive este que escreve.

Eu, sinceramente, acho que a advocacia passa por um periodo estranho. Espero e torço que as medidas de informatização e de metas que estão sendo implementadas pelo judiciário não engessem nosso trabalho e nos dê mais agilidade. Espero que quando minha filha for decidir o que estudar daqui a 16 anos, ela possa escolher a advocacia.

Mas quando falarmos tudo isso certamente contaremos algum caso pitoresco, algum cliente difícil, ergueremos nossos copos e brindaremos, pois mesmo sendo eu advogado vindo das arcadas, sei que a alegria nela contida irradia e contamina nossa classe mesmo nos momentos difíceis.

Portanto, se sabemos que temos pouco a comemorar do ponto de vista profissional, é certo que os amigos que fazemos na faculdade e na carreira são, sem dúvida razão suficiente para renovarmos a comemoração por todo ano.

Aos advogados e e acadêmicos um ótimo XI de agosto. E que nunca falte a alegria.

Onde é que mora a amizade?
Onde é que mora a alegria?
No Largo de São Francisco,
Na velha Academia!

Comentários

Por Custodio Pereira Neto
em 11-08-2009, às 11h14.


Advogado: fundamental para a existência do Estado Democrático de Direito.


Os Mandamentos do Advogado
(Eduardo J. Couture)

ESTUDA - O Direito se transforma constantemente. Se não seguires seus passos, serás cada dia um pouco menos advogado;


PENSA - O Direito se aprende estudando, mas exerce-se pensando;

TRABALHA - A advocacia é uma luta árdua posta a serviço da Justiça;

LUTA - Teu dever é lutar pelo Direito, mas no dia em que encontrares o Direito em conflito com a Justiça, luta pela Justiça;

SÊ LEAL - Leal com teu cliente, a quem não deves abandonar senão quando o julgares indigno de ti. Leal com o adversário, ainda que ele seja desleal contigo. Leal com o Juiz, que ignora os fatos e deve confiar no que dizes.

TOLERA - Tolera a verdade alheia na mesma medida em que queres que seja tolerada a tua;

TEM PACIÊNCIA - O tempo se vinga das coisas que se fazem sem a sua colaboração;

TEM FÉ - Tem fé no Direito como o melhor instrumento para a convivência humana; na Justiça, como destino normal do Direito; na Paz, como substituto bondoso da Justiça; e sobretudo, tem fé na Liberdade, sem a qual não há Direito, nem Justiça, nem Paz;

ESQUECE - A advocacia é uma luta de paixões. Se a cada batalha, fores carregando a tua alma de rancor, dia chegará em que a vida será impossível para ti. Terminando o combate, esquece tanto a vitória como a derrota; e

AMA A TUA PROFISSÃO - Trata de considerar a advocacia de tal maneira que, no dia em que teu filho te peça conselhos sobre o destino, consideres uma honra para ti propor-lhe que se faça advogado.

Por Caroline Nogueira Accioly
em 13-08-2009, às 15h27.

  "O Direito não é uma simples idéia, é uma força viva. Por isso a justiça sustenta  numa das mãos a balança com que pesa o direito, enquanto na outra segura a espada por meio da qual o defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada, a impotência do direito. Uma completa a outra, e o verdadeiro estado de direito só pode existir quando a  justiça sabe brandir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança."

Ihering

Parabéns a todos os colegas, sempre indispensáveis a administração da justiça!

Caroline Accioly

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade. Clique aqui para entrar.


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.