Pessoal, confesso que esperava relatos diários e finais do Congresso de Maputo para os sem-passagem que não conseguiram viajar. Achei esse na UFPEL. Alguém mais participou foi, ou pode escrever de Moçambique? Pelo menos a Declaração de Maputo? Laercio

Professor relata participação no XIII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
9 de Abril de 2010

O professor da Escola Superior de Educação Física(Esef) e da Faculdade de Educação da UFPel Márcio Xavier Bonorino Figueiredo participou, de 30 de março a 2 de abril, do XIII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, realizado em Maputo, Moçambique. Confira no arquivo [COLADO ABAIXO] relatorioolharesescutasdestaques.doc    o relato da participação do docente da UFPel no evento.

RELATO DE VIAGEM: Olhares, escutas, destaques...

   O professor Márcio Xavier Bonorino Figueiredo da Escola de Educação Física e da Faculdade de Educação da UFPEL retornou do XIII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa realizado no período de 30 de março a 02 de abril de 2010, na cidade de Maputo – Moçambique que teve como organizadora a Universidade Pedagógica com o objetivo de dar continuidade aos eventos anteriores possibilitando o intercambio entre os paises de língua portuguesa para os avanços das Ciências do Desporto e da Educação Física.
Apresentamos os trabalhos: O corpo da criança; dilemas para refletir sobre o poder simbólico no cotidiano; Aventura para repensar a infância com as educadoras: Alma de criança;  Infância, memórias e corporeidade: Significados para acadêmicas de pedagogia e  Educação Física: Tempos na história, sentidos das memórias.

    O primeiro destaque que observamos foi que o evento teve amplo apoio dos órgãos governamentais de Moçambique principalmente àqueles envolvidos com a construção de políticas públicas para a cultura, juventude, Educação Física e desportos. Podemos enfatizar a presença efetiva de várias autoridades governamentais de Moçambique: Ministro da Juventude e esportes, Reitor da Universidade pedagógica, representante do Comitê Olímpico Internacional e outros dirigentes públicos da cidade de Maputo e outras personalidades. Este fato indica a preocupação das autoridades constituídas do país na elaboração de políticas públicas na área de Educação Física e Esportes para Moçambique.
   Já o segundo destaque foi que o evento contou com a participação de educadores de vários países (Brasil, Moçambique, Portugal, Cabo Verde, Bélgica e Qatar).
   O terceiro destaque foi à grande variedade de temas presentes no evento que se constituiu de duas conferências – Abertura: Encontros com a língua portuguesa proferida pelo Dr. José Maia de Portugal que discutiu questões relacionadas a Educação, Pesquisa na sociedade. Levantou a necessidade da busca de uma nova Educação Física, de trocas de experiências entre as várias áreas de conhecimentos, e ainda apontou em sua fala a preocupação de análises na perspectiva da sociologia, da psicologia, do treinamento esportivo e de outros conhecimentos que nos seu entender precisam estar presentes na Educação Física e Desportos de Moçambique. Já a conferência de encerramento – Das pessoas as instituições: O “Janus” no ideário em Educação Física e Ciências dos Desportos dos países lusófonos realizada elo Dr. Go Tani  da USP.

   Ainda no evento ocorreram quinze outros momentos constituídos de mesas temáticas (Sociologia do desporto, fisiologia do exercício, pedagogia do desporto, Educação Física escolar, desenvolvimento motor e aprendizagem motora, desporto e saúde, formação de professores, necessidades especiais, treinamento desportivo, exercícios físicos para idosos. Medicina desportiva, jogos e danças, biomecânica e jornalismo. Além de conferências, palestras, mesas temáticas e nove simpósios. Um fato em destaque foi os “ditos momentos culturais”  onde se pode perceber a força da cultura Moçambicana exaltada na dança, nos cantos, na expressividade dos corpos dançantes... no teatro, a música presentes nas várias apresentações que ocorreram ao longo do evento através de grupos da comunidade.
   Outro destaque foi o Simpósio Especial – Corpo, Literatura e Arte no contexto africano proferidos pelo Dr. Rogério Uthui Reitor da Universidade Pedagógica (Moderador), Nelson Saúte (Escritor de Moçambique), Malangatana Valente (Artista Plástico – Moçambique) e Joel Libombo (Professor de Educação Física – Moçambique). Nestes diálogos os destaques dados foram para a cultura moçambicana, sendo o esporte compreendido como cultura e importante para tomada consciência e transformação da realidade. Cada um dos apresentadores fez um olhar para o corpo, o esporte, a cultura como possibilidade de transformação social de Moçambique. Uma olhar na perspectiva histórica analisando como corpo é compreendido nos diferentes momentos vividos pelo país, uma olhar como o corpo é percebido nas escritas de vários poetas Moçambicanos e for fim, um olhar para o corpo cotidiano, aquele celebra a liberdade no cotidiano, corpo de afirmação, corpo dos testemunhos da violência da guerra. Este foi um momento do Congresso que rompeu como a perspectiva racionalista presente nos eventos, aqui a cultura de Moçambique se fez presente de corpo inteiro, nas falas, na música, nos cantos populares que foram permeando os diálogos dos apresentadores com as intervenções (cantos, ritmos) inesperadas dos participantes que se sincronizavam com as falas dos apresentadores.

  Já no encerramento foi lida a Declaração de Maputo, onde foram pontuados alguns princípios, que devem observados para que as discussões deste Congresso contribuam nos avanços dos conhecimentos dos países de Língua Portuguesa.
Ficou também estabelecido que a cidade de Belo Horizonte – Brasil como local para realização no ano de 2012 do XIV – Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa.
Por fim, ressaltamos que nossa participação, só foi possível pelo auxilio passagens e diárias que recebemos da CAPES e da Universidade Federal de Pelotas as quais externamos nossos agradecimentos.

Pelotas, 09 de Abril de 2010.

http://ccs.ufpel.edu.br/wp/2010/04/09/professor-relata-participacao-no-xiii-congresso-de-ciencias-do-desporto-e-educacao-fisica-dos-paises-de-lingua-portuguesa/

Comentários

Por Cesar Augusto Fernandes de Souza
em 14 de Abril de 2010 às 07:57.

Olá Laércio e demais colegas,

Estive em Maputo, capital de Moçambique, por ocasião do XIII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa onde pude participar das Conferências de Abertura e Encerramento, Simpósios e diversas Mesas-redondas.

Foram dias de efetiva integração entre os povos moçambicanos, brasileiros, angolanos, portugueses, belgas, espanhóis e outras nacionalidades, os quais participaram de inúmeras discussões relativas ao Desporto e Educação Física.

Algumas dessas passagens foram registradas no meu blog (http://blogdocesare.zip.net) juntamente com outras impressões pessoais e algumas fotos. Não se tratam de reflexões acadêmicas na sua essência, porém retratam um pouco da importância de se compartilhar tal evento. Os relatos foram diários e se iniciam no dia 29 de Março.

Espero ter contribuído com esta Comunidade e todo o CEV.

Abraços,

Prof. César Augusto Fernandes de Souza


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.