divulgacao Comunidade Lusofonia  http://cev.org.br/comunidade/lusofonia/debate/

XIII Congresso de CD & EF dos Paises de Lingua Portuguesa

Maputo, Mocambique, 30 de marco a 02 de abril

Tema: Desporto, Identidade Academica e Profissional

pagina http://www.ciup.ac.mz/congresso/

email xiiicongresso@gmail.com

Universidade Pedagogica

Faculdade de Ciências de Educação Física e Desportos

MENSAGEM DO REITOR

É com muito prazer que vos abrimos a porta para um evento de extrema importância para a nossa universidade e o país em geral, programado para o início do próximo ano: o XIII Congresso de Educação Física e Desportos dos Países Lusófonos.

Tomamos a ousadia de chamar para a UP a realização deste evento científico durante o último Congresso ocorrido no Brasil, na cidade gaúcha de Portalegre, tendo ficado desde logo o repto lançado pela Comissão Organizadora Local, a Comissão Científica do evento e o “Conselho dos Anciões” de que em Maputo deveríamos tentar trazer mais participantes, mais temas, mais alegria e participação, mantendo sempre o elevado nível científico e didáctico do Congresso.

Não sei se iremos superar a alegria nata dos gaúchos ou a participação massiva de um país com uma cultura de educação física e “esporte” bem enraizada. Sei sim que traremos uma dimensão muito moçambicana ao evento. Para isso contribuem muitos factores, qual deles o mais importante:

  1. As profundas reformas iniciadas na nossa Universidade há cerca de dois anos sob o lema “de volta à academia”, que permitiram trazer um novo alento na vida académica e organizativa da instituição;
  2. O carácter importante que a nossa Faculdade de Ciências de Educação Física e Desporto joga no panorama sócio - cultural e científico do país, sendo aquela a única instituição de ensino terciário na área e que congrega, sem dúvidas, os maiores estudiosos do país;
  3. O crescente desejo de melhoria da qualidade através do intercâmbio com outros académicos do planeta;
  4. A coincidência “fortuita” deste evento com a realização do CAN (Taça Africana das Nações, em Futebol), pela primeira vez em espaço lusófono e na zona da SADC, em Angola, para além do campeonato mundial de futebol em Junho de 2010 na vizinha África do Sul.

O ano não podia estar mais prenhe de acontecimentos desportivos nesta zona do continente. E ao adicionarmos uma pitada de cientificidade aos acontecimentos para além das já reconhecidas tradicionais virtudes anfitriãs do Povo Moçambicano, podemos arriscar no mínimo, que teremos um Congresso muito diferente.
Pois claro. Porque a própria lusofonia é, acima de tudo, um espaço de diferença. E, acredito, a variedade dos temas e de oradores, a especificidade dos problemas analisados pelos diferentes estudiosos, a cosmopolita cidade de Maputo com as suas acácias e a riqueza da variedade gastronómica moçambicana irão, certamente, transmitir este aspecto de contradição. Qual milhares de atletas de diferentes origens alinhados antes do início de uma competição de maratona desportiva: as aspirações são as mais díspares, as capacidades também, as cores do equipamento e as estratégias de competição, variadas, porém o objectivo comum de conviver através do desporto, competir e superar mantêm-nos todos unidos.

Esta será mais uma daquelas vezes em que o espírito olímpico do desporto irá unir os estudiosos do desporto da zona lusófona.
Sejam Bem vindos a Moçambique, a Maputo, à UP e ao intercâmbio desportivo do XIII Congresso de Educação Física e Desportos da Lusofonia.

Rogério José Uthui

Comentários

Por Alberto Puga
em 25 de Dezembro de 2009 às 10:03.

confirmacao do ano de realizacao do evento: ...2-0-1-0...

Maputo, Mocambique, 30 de marco a 02 de abril de 2-0-1-0

Por Gabriel Vargas
em 20 de Fevereiro de 2010 às 00:50.

Algum dos companheiros deste grupo de debates, que seja de origem brasileira, está se preparando para o evento? Alguma informação sobre melhore voos para Moçambique?

Abraços!

Por Alberto Puga
em 22 de Fevereiro de 2010 às 16:16.

gabriel e demais lufonos(as)! ratifico a pergunta? quem vai? quem se dispoe informar a(s) cpmpanhia(s) aerea(s). temos um comunitario de mocambique. poderia  informar?

alberto puga

Por Cesar Augusto Fernandes de Souza
em 21 de Março de 2010 às 19:03.

Olá Puga e demais listeiros,

Estou a caminho de Maputo e voarei pela única cia aérea South Africa.

Alguém mais está a caminho ?

Abraço,

César A. F. de Souza

Por Alberto Puga
em 11 de Março de 2010 às 19:24.

amigos/as da lusofonia! quem vai? a delegacao brasileira já está pronta?

alberto puga

Por Alberto Puga
em 20 de Março de 2010 às 17:48.

amigos (as) da lusofonia! recebo a informacao do professor Raimundo Ricardo, Republica de Angola, que o mesmo estará presente no  evento. E a delegacao brasileira? 

alberto puga, brasil


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.