MOTRICIDADE HUMANA BRASIL – https://www.facebook.com/jbfreire67/?fref=ts

 

Continuemos nossos estudos.

 

Voltemos ao nascimento. É fácil observar em outros animais o amadurecimento das funções motoras ao nascimento.

 

Um equino como o cavalo, por exemplo, poucos minutos após o nascimento já está em pé, andando e correndo. O filhote do Caribu, minutos após o nascimento já está correndo junto com a manada, em busca dos campos de alimento. Ambos são presas; caso não exerçam suas funções motoras já ao nascimento serão pegos facilmente pelos predadores.

 

Quanto ao ser humano, os movimentos observados não parecem se dirigir a nada; braços, pernas, tronco, cabeça são movimentados ao acaso, nada indicando que haja coordenações orientadas para alguma função. No entanto, entre alguns movimentos reflexos, coordenados desde o nascimento para certas funções de proteção, existem quatro especialmente interessantes e decisivos.

 

São os chamados, devida ou indevidamente, de reflexos arcaicos.

 

O nome “arcaico” deve-se ao fato de que, poucos meses após o nascimento eles desaparecem como funções automáticas. Assim que o cérebro amadurece o suficiente para expressar intenções, estas substituem esses reflexos arcaicos: São 4: reflexo de sucção, reflexo de preensão, reflexo de Moro ou dos braços em cruz, e reflexo da marcha.

 

De meu ponto de vista, essas coordenações automáticas são interpretadas equivocadamente.

 

De maneira geral, diz-se delas que são movimentos preparados para realizar a sucção que garante o alimento, a marcha, o equilíbrio e os movimentos de manipulação. Creio que não seja assim.

 

Se observarmos com maior atenção os movimentos da criança desde o nascimento, poderemos considerar que, por exemplo, o reflexo de sucção não realiza exatamente o movimento de sugar. Ele realiza somente o movimento de abrir e fechar a boca. Há casos, inclusive, em que a criança sequer consegue se amamentar, por mais que coloque a boca no seio da mãe. Ora, essa criança foi testada pelo médico; quando o dedo era passado em seus lábios ou próximo deles, ela, automaticamente, abria e fechava a boca. No entanto, não foi capaz de mamar. E isso acontece porque ela não nasce sabendo mamar, mas apenas sabendo, por alguns meses, abrir e fechar a boca.

 

A tarefa de mamar ou fazer qualquer outra coisa com a boca, será tarefa pós-nascimento, da criança e da mãe. Registrem isso: os reflexos arcaicos são conhecimentos genéticos que perduram por somente alguns meses. São conhecimentos iniciais que darão início a uma complexa rede de conhecimentos, mas que são perdidos meses após o nascimento. Esses movimentos iniciais precisam ser compreendidos para aumentar nossas chances de compreender a motricidade humana. Para não nos alongarmos demais neste texto, continuaremos a discussão dos reflexos arcaicos em outro momento.

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.