AGORA É REALIDADE!!!!

 

A Plenária da Acadekia Ludovicense de Letras aprovou o projeto: mãos à obra!!!! quem desejar colaborar, não se acanhe - estamos aguardando doação de livros!!!!

 

PROJETO

 

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

 

Apresentado por

 

LEOPOLDO GIL DULCIO VAZ

Djalda Maracira Castelo Branco Muniz[1]

 

 

Art. 2° A Academia tem por finalidade o desenvolvimento e a difusão da cultura e da literatura ludovicense, a defesa das tradições literárias do Maranhão e, particularmente, de São Luís, a perpétua renovação e revitalização do legado da Atenas Brasileira, o culto às origens da cidade e à sua formação pelas letras, a valorização do vernáculo e o intercâmbio com os centros de atividades culturais do Maranhão, do Brasil e do exterior. (ESTATUTO DA ACADEMIA LUDOVIENSE DE LETRAS).

 

         

          O presente projeto visa instituir, junto às Associações de Moradores, Bibliotecas Comunitárias. Especificamente a Biblioteca Comunitária do Bairro Vinhais Velho, como piloto.

As bibliotecas comunitárias funcionam como um eficaz equipamento no desenvolvimento cultural das comunidades, ajudando na formação de novos leitores. Sua importância fica clara nas palavras de Milanesi:

“A biblioteca/centro cultural, voltando-se para a população, falando à cidade e criando condições para que a cidade fale, está desdobrando as suas ações e ampliando o seu papel; enfim, prestando informações a quem dela precisar, seja qual for o seu nível (MILANESI, 1997, p. 213).”

 

O acesso à informação propicia antes de tudo a formação do indivíduo, mas é também fator preponderante no resgate da cidadania, da auto-estima e na integração social, diminuindo as diferenças culturais, raciais, econômicas e educacionais, ajudando na construção de um olhar crítico e de uma sociedade onde a exclusão social não seja a regra. Para isso elas deverão ser munidas de acervo bibliográfico e documental, além de mobiliário adequado, possibilitando ao seu usuário, o livre e gratuito acesso à informação.

Este espaço de informação, biblioteca comunitária, deve estar bem localizada e dispor de horários que atendam o público em suas necessidades, possuindo um acervo que possibilite serem atendidas as demandas, tanto de materiais de entretenimento, quanto materiais educativos, nos diversos formatos: livros, revistas, jornais, e outras mídias como a Internet, DVD’s, CD’s e outros.

Considerando que as bibliotecas das Unidades Escolares que atendem aos alunos do entorno do Bairro Vinhas Velho – ou Vila Velha de Vinhais, como também é conhecida – não possui recursos – materiais e/ou humano - que possibilitem sua abertura à comunidade do bairro do Vinhais Velho e aos demais do seu entorno, em n´mero de oito, que freqüentam a Unidade Escolar Oliveira Roma e as demais escolas comunitárias existentes na área (creches comunitárias), e um contingente de alunos que se deslocam até o Bairro de Vinhais, onde cursam o Ensino Fundamental,  torna-se ainda urgente a criação de um espaço que possa atender a toda a comunidade.

Considera-se como entorno do Vinhais Velho a área de atendimento da Paróquia de São João Batista do Vinhais Velho, composto por oito comunidades.

Assim, a União de Moradores do Bairro Vinhais Velho entende como uma de suas atribuições a implantação de espaço de informação no Bairro, buscando para tanto parcerias institucionais e o apoio da própria comunidade.

 

Objetivo Geral: Implantar no Bairro do Vinhais Velho – e demais comunidades de seu entorno - uma biblioteca comunitária, buscando democratizar a informação e atender às necessidades informacionais dos usuários dessas comunidades, oferecendo livre e gratuito acesso à informação, cultura e entretenimento, desenvolvendo também atividades periódicas relacionadas a livro e leitura. Projeto piloto que, após avaliação, poderá/deverá ser estendido a outros bairros.

 

Objetivos Específicos:

• Iniciar um processo educativo de formação de leitores, despertando na comunidade um interesse ainda maior pela leitura;

• Estimular a preservação dos acervos enquanto bem público;

• Promover a formação do indivíduo, o resgate da cidadania, a auto-estima e a integração social;

• Reduzir as diferenças culturais, raciais, econômicas, educacionais e a exclusão social.

 

Público – Alvo:

Cerca de 500 jovens/mês atendidos pela escola pública do bairro, além de toda a comunidade do bairro e demais comunidades de seu entorno. Considera-se o entorno a área da Paróquia de São João Batista do Vinhais Velho, composto por oito comunidades.

 

Impacto:

Formação de um rede de jovens leitores no bairro e sua adjacência, diminuição das diferenças culturais e dos índices de exclusão social na comunidade.

 

Metodologia

  • Aprovação do Projeto junto à ALL e à Associação dos Moradores do Vinhais Velho e à do Recanto Vinhais;

 

  • Estudo de usuários e hábitos de leitura junto à Unidade Escolar Oliveira Roma – público prioritário, e às demais escolas (públicas preferentemente) freqüentadas pelos futuros usuários, assim como o público adulto residente na área de abrangência do Projeto:

Associação dos Moradores do Vinhais Velho

Associação dos Moradores do Recanto Vinhais

Associação dos Moradores do Residencial Vale

Outras comunidades do entorno desses bairros (Invasões)

  • Divulgação do projeto           
  1. Junto aos Membros da ALL, para arrecadação de livros de autoria dos mesmos
  2. Junto aos Membros da Federação das Academias de Letras do Maranhão – FALMA – visando doação de livros de seus membros, propiciando a divulgação de suas obras junto aos novos leitores, em formação;
  3.  Junto aos membros da Academia Maranhense de Letras - AML - visando doação de livros de seus membros, propiciando a divulgação de suas obras junto aos novos leitores, em formação;
  4. Junto aos sócios do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGM - visando doação de livros de seus membros, propiciando a divulgação de suas obras junto aos novos leitores, em formação.
  • Campanha de doações de livros e formação de acervo
  1. Junto aos moradores dos Bairros do entorno do Vinhais Velho, freqüentadores da Paróquia de São João Batista de Vinhais Velho – oito comunidades do entorno do Vinhais Velho;
  2. Junto à entidades culturais
  • Adequação e/ou reforma do espaço                          
  • Aquisição de mobiliário                                            
  • Capacitação de recursos humanos (voluntários)        
  • Inauguração do espaço                                              
  • Oficinas de incentivo à leitura
  • Palestra, encontro, recital, lançamentos de livros dos Membros da ALL, da FALMA, com periodicidade mensal.
  • Cursos                                                                       
  • Avaliação do projeto

[1]  Graduada em História Bacharelado pela Universidade Federal do Maranhão, pós-graduada em docência do ensino superior pelo IESMA, graduanda do curso de Biblioteconomia e bolsista pelo PIBIC, membro do Diretório Acadêmico do Curso de Biblioteconomia nas gestões 2013 a 2014 e 2015, estagiaria Supervisão de Bibliotecas escolares no ano de 2014, integrante do projeto de extensão Guia da Coruja.

 

From: ivetedjalda@hotmail.com / To: vazleopoldo@hotmail.com / Subject: Biblioteca comunitária do vinhais velho / Date: Sat, 15 Aug 2015 16:36:20 +0000

Olá , Me chamo Djalda Muniz estudante de biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão e me interessei em lhe ajudar na implantação da biblioteca comunitária. Tenho uma equipe de estudantes muito interessada em lhe ajudar nessa empreitada no que for possível.

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.