815 cursos de educação física (428 de licenciatura, 381 de bacharéis em educação física e 6 em esportes) espalhados pelo Brasil

Do Blog do Douglas Andrade  http://blog.cev.org.br/douglasandrade/

É muito comum a cada semestre professores universitários comentarem sobre os problemas de redução de carga horária, demissões, diminuição no número de alunos…

O discurso das Instituições de Ensino Superior (IES) dos “sacríficios” para a redução dos custos, regularmente atingem diretamente os professores.

O censo do ensino superior organizados pelo INEP são bem esclarecedores:

Atualmente são 2.314 IES que oferecem 27.827 cursos (Em 1991 eram oferecidos somente 4908 cursos). O aumento do acesso é um ponto positivo, talvez possamos subir mais um degrau com a avaliação da qualidade, fato que já repercute com as avaliações do INEP, apesar qde algumas IES tomarem uma única a decisão: Treinar os alunos para o ENADE

Os 815 cursos de educação física (428 de licenciatura, 381 de bacharéis em educação física e 6 em esportes) espalhados pelo Brasil ofereceram 56.833 vagas e obtiveram 88.383 inscritos no vestibular totalizando aproximdamente 24 mil ingressos.

Mais de 20 mil universitários concluíram o curso de licencatura e 14 mil o bacharelado. É interessante, pois no senso comum ninguém quer ser professor! Será que temos alunos em cursos de licenciatura que não querem ser professores? Pela minha experiência comalunos de 1 sem, acredito que sim! Principalmente pelo fato do sistema 3 + 1.  Ou seja estão na licencitura, pois sem ela não se chega ao curso de bacharel!?

Atualmente existem 22 cursos a distância sendo 16 de bacharel e 6 de licenaciatura. Alguém poderia explicar como tem funcionado estes cursos?

Uma conta rápida se dividirmos os 18 mil ingressos pelo número de faculdades teríamos 1 turma para cada IES com 22 alunos por sala. É claro que a média não é a melhor forma de analisar esses dados, mas dá uma idéia bem próxima do real… O que vemos em SP é o preço da mensalidade ser um fator determinante para a escolha da IES. Em SP 27% dos universitários desistirão do curso superior.

Acredito que haverá uma redução dos cursos de EF nos próximos anos.

Para ver os dados gerais www.inep.gov.br

sáb, 19/02/11 por leopoldovaz | categoria A VISTA DO MEU PONTO, Ciência da Informação, Educação Física

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.