Educação Física no Maranhão

Ponto de Encontro dos Profissionais, Estudantes e Pesquisadores em Educação Física e Esportes no Maranhão

Entrar no Grupo

Essa comunidade migrou para o Facebook. Participe: https://www.facebook.com/groups/cevefma/

Desporto: Fenómeno Antropológico e Civilizador, Por Jorge Bento




Desporto: Fenómeno antropológico e civilizador

O desporto constitui uma síntese extraordinária e ímpar de categorias antropológicas essenciais à vida: corpo, exercitação, jogo, movimento, rendimento, ação e reflexão, emoção e razão, ócio e trabalho, dor e prazer, concentração e relaxação, aflição e exultação, derrota e vitória, abatimento e êxtase, etc.


Inclui o brincar, o jogar e desfrutar, respondendo a uma necessidade existencial. Mas é mais do que isso. Pertence ao universo da ‘arte’ e cultura: cumpre fins e preceitos axiológicos, educativos, humanistas, sociais e morais.

Serve o processo civilizador, institui e melhora o índice de civilização: a autoimposição de controlos, de freios e inibições. O que nele é proibido supera, de longe, o que é permitido. No seu ensino e prática almeja-se dominar e sublimar o animal astuto e rastejante, sempre à espreita de uma oportunidade para se rebelar.


A aprendizagem das habilidades e a observância das regras inscrevem-se nesta visão. São instrumentais da ética e da estética, do comportamento gestual e relacional, da sociabilidade presencial hoje amarfanhada pela virtual. O aprimoramento técnico dos gestos e ações opõe-se à brutalidade, à rudeza e violência latentes em nós. Eis aqui a missão cimeira do desporto e dos seus professores!

 

Comentários

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade. Clique aqui para entrar.


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.