Tem pouco mais de 10 dias, antes de viajar, deixei um desafio ao Sistema CONFEF/CREF-MA/PI: fiscalisar a situação dos profissionais de educação física que estão atuando no Futebol (dito) Profissional maranhense. Prndia-se ao fato de Profissionais regularmente inscritos no CREF-MA/PI terem sidos demitidos da diração técnica de nossas principais equipes de futebol; foram contratados técnicos de fora do estado, para as substituições… a pergunta: esses ‘técnicos’ e suas equipes de apoio – treinadores de goleiro, preparador físico, auxiliar técnico… – estão regularizados junto ao conselho profissional? são, efetivamente, profissionais de educação física qualificados, para o exercício profissional? têm formação, em nível superior em educação física e o respectivo registro profissional? estão registrados por onde? e fizeram a transferência para o Maranhão?

Da mesma forma, questionei aqueles que estão atuando em escolinhas de esportes – em especial as de futebol – ligadas à escolas da rede de ensino, e aos clubes de futebol… têm qualificação profissional para o exercício da função de técnico esportivo? tê o registro no Conselho profissional?

Lembrei que as entidades – clubes esportivos, escolinhas de esportes, de personalidade jurídica – também têm que ter registro junto ao Conselho. Têm?

Perguntei, ainda, se a técnica de basquete, a cubana, tem qualificação para tal? tem registro junto ao CREF-MA?PI? se tem graduação em educação fisica, seu diploma foi validado no Brasil?

Quero esclarecer que o Conselho Profissional – seja de qual profissão for! – está instituido por Lei e tem a principal função de fiscalizar a atuação profissional!!! é de sua responsabilidade proteger a SOCIEDADE, nós, que contratamos os serviços, sejamos pessoas físicas ou jurídicas. Não é para proteger mercado de trabalho, nem de defender o profissional; isso, é função do SINDICATO…

Assim, o CREF-MA/PI tem atuado apenas na fiscalização das academias de ginástica, nas escolas de cursos livres, de esportes, natação principalmente, deixando uma grande parcela desses entes de fora da fiscalização; os ligados ao futebol, que existem em cada esquina…

Não tive respostas, de ninguém… Voltarei9 à carga!!!

Outra noticia, de ontem, diz respeito ao resultado de uma RIFA, para arrecadar recursos para que um ATLETA MARANHENSE pudesse participar de um evento nacional, para o9 qual foi qualificado. Não tem como ir, por falta de recursos… mas para o futebol, 1,8 milhão, tem… para o kart, esporte de milionários, tem; para o automobilismo, um paulista japones disputar campeonato de stock car, tem…

Ainda não vi, com uma ou duas exceções, o calendário de nossas federações especializadas… existe?

Como ficou o caso da Federação de Handebol? afinal, quem foi eleito?

E aquele ‘técnico’ – colocarei entre aspas até vir alguém (o próprio, o Clube, ou o Cref) – que ao assumir o elenco, disse não precisar de nenhuma contratação? após quatro jogos (foram esses?), e as respectivas derrotas, inclusive uma vexaminosa, dentro de casa, quando caiu de quatro, já fala em dispensas (3) e em contratações (6) – não se trata de trocar seis por meia dúzia, mas tres por meia dúzia… – e isso, porque não faria contratações… imagine, SÓ meio time… acho que se tivesse intenção e pudesse fazer, contrataria um time inteiro, com os reservas e tudo, nova comissão técnica, incluindo o roupeiro e massagista, e so pudesse, até a diretoria toda, nova… e dispensa dos Conselheiros… pois do antigo papão do norte, nada serve… acompanho os blogues e faces dos torcedores, inclusive o do presidente… e ouço todo sábado à tarde as ultimas noticias, quando da reunião informal de um grupo de conselheiros, suas queixas e atuação… ao vivo e à cores…

Colocarei, aqui, à disposição, a relação de Técnicos de Futebol formados pela AGAP, em seu ultimo curso – mais de seis meses que se diplomaram – com alguns realmente qualificados perante a Lei, pois graduados em educação física… outros, têm seu registro de provisionado junto ao Conselho:

NOME
ADEVALDO JOSÉ DE OLIVEIRA
CARLOS ADRIANO PEREIRA DA SILVA
CARLOS SOUSA FERNANDES AZEVEDO
CLÁUDIO HENRIQUE F. LIMA
DIMAS TINOCO ROCHA
ELSO LUIS COSTA FONSECA
GERCIEL DA CRUZ ALENCAR
HELIEZER SEREJO MATOS
HILTON SOARES LIMA FILHO
ISMAEL PEREIRA REIS
JOSÉ DE RIBAMAR DO NASCIMENTO
JOSÉ DE RIBAMAR PINHEIRO
José Ribamar Santos Jacintho Abreu
JUVENAL MARINHO DOS PASSOS
JOSÉ EUZÉBIO FRÓES
LUIS CARLOS LIMA
MARCELO CLÁUDIO MENDES PEREIRA
MOACIR SANTOS COSTA
OSVALDO MONTEIRO
REGINALDO MENDES DOS SANTOS
ROGÉRIO COSTA JANSEN PEREIRA
ROSENILSON SILVA AMARAL
SILAS CÂMARA SILVA
VALBSON CRUZ MORAIS
VALDEILSON COSTA LEAL
WELLINGTON CARLOS MELONIO DOS SANTOS
WILLIAN MORAIS PASSOS

Espero não ter esquecido ninguém….

Algum deles estão atuando em nosso futebol profissional????

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.