Finalmente: saiu no sitio da SEDUC... Handebol do Liceu Maranhense brilha nos Jogos Escolares da Juventude time

Equipe Masculina do Liceu Maranhense conquistou prata e o acesso à 1ª divisão do Handebol Brasileiro

O Handebol Maranhense mais uma vez consegue destaque em competições nacionais. Desta vez, duas equipes do C.E. Liceu Maranhense conquistaram medalhas de ouro e prata nos Jogos Escolares da Juventude, realizados na cidade de João Pessoa, na Paraíba.

A equipe feminina que estava na terceira divisão garantiu o acesso à segunda, ao conquistar o titulo de campeã e a medalha de ouro, deixando para trás as equipes do Instituto Diocesano (SE- 2º lugar) e CED 06 de Ceilândia (DF- 3º lugar). A equipe, que está sob o comando da professora Rosana, venceu as quatro partidas que disputou.

De acordo com a técnica, a partida mais difícil da competição foi a da semifinal contra o Distrito Federal, que era considerada a equipe mais forte e favorita. A equipe do DF chegou a abrir quatro gols, mas, motivadas pela técnica, as maranhenses foram buscar o resultado gol a gol. E venceram por dois gols de diferença.

Na final contra a equipe de Sergipe, no sábado (19), as meninas do Maranhão já entraram em quadra sem a pressão do acesso e souberam administrar o emocional. Resultado: conquistaram o ouro vencendo a partida por 13x 09. “Esse resultado tem um valor muito significativo para nós. Foi a primeira final de uma equipe do Maranhão nessa categoria, apesar do Maranhão ter tradição nessa modalidade esportiva. Um estado que tem jogadoras como Ana Paula, Silvia Helena, não pode morar na terceira divisão. Nós queríamos muito este título e este acesso. Sabemos da responsabilidade que isso significa, mas, vamos trabalhar para chegar à 1ª divisão”, disse a técnica Rosana Mota.

Já a equipe masculina, que estava na segunda divisão do handebol estudantil, ficou com o vice-campeonato e a medalha de prata, além de conquistar o acesso à elite do handebol estudantil brasileiro. A equipe que está sob o comando do professor Maranhão venceu três, das quatro partidas que disputou. “É uma conquista de superação e de muita atitude dos nossos atletas. Jogamos contra equipes de alto nível e que tem um trabalho muito forte, inclusive com bolsa para atletas. A equipe mostrou personalidade e garra. Agora, estamos na primeira divisão e precisamos nos preparar ainda mais”, disse o professor Maranhão, técnico da equipe masculina do Liceu.

Para o estudante Jorge Barros Albuquerque, mesmo com todas as dificuldades para treinamento, a equipe colocou como principal foco na competição o acesso à 1ª divisão onde estão as oito melhores equipes do handebol estudantil do país. “Essa conquista é resultado de um grande trabalho e uma grande superação. Toda a equipe tem a certeza do dever cumprido. E tem uma frase de Benjamim Franklin que diz: ‘viver é enfrentar um problema atrás do outro’. Essa frase foi a base da nossa reflexão durante este ano”, disse João, que é ponta esquerda da equipe.

timepodio

Equipe do Liceu Maranhense conquista ouro e vaga na 2ª divisão do Handebol Feminino Brasileiro

Fonte: Seduc
Fotos/Divulgação

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.