Depois de 24 dias na estrada, retornei ontem. Pude acompanhar algumas noticias de São Luis e do Maranhão via facebook. Assim como publiquei cenas por onde andei.

Me reservo o direito a fazer certos comentários, comparando São Luis – e  o Maranhão – pelas terras por onde andei. É impressionante como nossas vidas são afetadas pelo descalabro administrativo de nossos governantes, em todos os tres níveis. A começar por nossas estradas…

Qual mal, nós viajantes, fizemos? o que leva o DENIT a sacrificar tanto um povo? não falo só das dificuldades de se viajar pelo Maranhão, de férias, mas o que se perde em custos, em lentidão, em desastres, em movimentação de nossa produção…

Ontem, por exemplo, retornei de Fortaleza. Na ida, resolvi tentar a estrada que faz nova ligação, cia Barreirinhas e Paulino Neves… liguei para Carlito e pedi informações: sem problemas, carro pequeno está passando fácil, toda na piçarra, mas esta boa, só 39 km… foram quase 70 minutos – 1,10 h para percorrer o trecho, isso porque estavam trabalhando na pista, já próximo de Paulino Neves e, pergunta-se: por que tanto quebra-mola? numa estrada de piçarra?

Mesmo assim, levei o mesmo tempo que levaria indo por Chapadinha, mas gastei um tanque de combustível menos… imaginava como ficaria quando pronta…

Na volta, após atravessar o Parnaíba, resolvemos vir pelo mesmo caminho… gastamos uma hora e meia menos do que na ida, e um tanque e meio de combustível menos… mas…

O trecho, de cerca de 5 km que ainda estava em obras, com as máquinas na pista e caminhões, já concluído… na saída de Paulino Neves, um daqueles famosos areiões…

Prefeito vagabundo é outra coisa… podia ter mandado arrumar um pouco, mas…

CRIME CONTRA OS PEQUENOS!!!! Li nos jornais desses dias que a conclusão dessa estrada trará muitos benefícios econômicos para a região, com o que concordo!!! mas já existem alguns empreendedores atuando!!!

Um grupo de toyoteiros – pelo menos 4 ou 5, conforme consegui apurar – desde sexta-feira têm abusado dos carros pequenos que ali transitam. Bem nesse areia, da saida, coloocam uma toyota parada no sentido de entrada da cidade, impedindo o uso da trilha, em parte, obrigando os pequenos, sem tração, a trafegarem sobre a areia… e no momento em que voce entra, com a velocidade necessária para não atolar, vem uma toyota em sentido contrário – na sua mão – te obrigando a desviar e entrar na areia e, claro, atolar!!! seja qual o sentido que voce esteja… sempre tem uma de plantão para fazer o serviço!!!

Voce atola!!! e o cabra segue faceiro, como se nada tivesse acontecido… e em seguida vem outra, na mesma direção que você, e fica buzinando e gritando para sair da frente, que ele tem pressa… e então pergunta se quer ajuda… cobra só ‘cinquentão’ para te tirar do atoleiro…

MÁFIA AGINDO, de propósito, para extorquir os pequenos carros!!!!! salvo engano, isso é CRIME…

Os moradores das casas próximas prestam auxilio, emprestando enxadas, para voce sair por sua conta, mas estão sendo ameaçados pelos toyoteiros!!! eles que denunciaram a prática, desde dois dias, que vêm fazendo isso…

Conseguimos sair sem auxilio dos bandidos da toyota; tres carros, um seguida do outro, com o mesmo procedimento… voce entra para passar e eles investem em sentido contrário, te obrigando a sair da trilha…

Na saida da estreada nova, já em Barreirinhas, comentei com um conhecido, que estava no Posto de Gasolina: é prática corriqueira!!! tem um banco de criminosos agindo assim, ‘tocando’ as toyotas para cima dos carros pequenos, pois estão perdendo o mercado com a estrada trafegável!!!!

Se se sabe disso, qual a providencia da Policia? será a ultima a saber dos crimes contra os transeuntes daquele trecho? E os Prefeitos vagabundos, que não tomam providencias para melhora o transito, dentro de suas jurisdição???

Mais, por que tanto quebra mola? não há uma lei os proibindo? tem trecho que a cada 20/30 metros em um quebra mola – e bota altura nisso – e entre os mesmos, um imenso buraco… buraco é otimismo, cratera!!! tantos buracos, em alguns trechos, que se passa a menos de 10 km por hora… e haja quebra mola… mas isso só no MARANHÃO…

Ceará e Piauí não se vê isso… as estradas estão sempre bem cuidadas, sem remendos horrorosos como esses que se fazem no Maranhão, deixando o trecho irregular, perigosos e desmanchando…

MALDIÇÃO DO DENIT no Maranhão… incompetência é pouco, irresponsabilidade é o mínimo, provocadores de atraso, de lesa-pátria, e responsáveis por inumeras vidas e patrimonios perdidos, é o mínimo que esses dirigentes mal arranjados podem ser chamados: CRIMINOSOS!!! isso sim!!!

E as Estaduais? aprenderam na mesma escola de crimes? ou só cidades grandes e bairros ricos merecem um olhar do Governador e dos Prefeitos? qual a maldição que este belo Maranhão tem? quarenta anos morando aqui, e ainda não me acostumei, e fico indignado quando saio daqui em visita a outras plagas. Por que só aqui é assim?

Imagina o fluxo de turismo, as benesses, se houve realmente uma preocupação em gerar emprego e renda aos moradores dessas ‘periferias’…

 

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.