Do Blog do Leopoldo Vaz • domingo, 29 de maio de 2016 às 09:00  http://www.blogsoestado.com/leopoldovaz/2016/05/29/nossa-gente-10/  

Nossa gente 10 – todos no mesmo pódio

Alfredo Meneses

Quando apeou em São Luís, vindo do Rio de Janeiro no começo da década de 70, meu falecido irmão Francisco de Oliveira Ramos (Oliveira Ramos) foi contratado pelo “Velho Guerreiro” Nicolau Duailibe para criar um slogan para o então dominador do mercado, Café Caravelas.

 

Foi rapidinho: “Café Caravelas, a melhor forma de fazer amigos”!


O slogan bombou e virou peça chave na campanha publicitária do produto. Hoje muitos continuam “fazendo amigos” e tomando o tradicional Café Caravelas.


Pois, provavelmente com base nessa verdade, aprendemos ao longo dos tempos que, outra boa forma de fazer amigos é praticando esportes. Caminhando e conversando; reunindo para as peladas vespertinas; pedalando e batendo papo; pescando e mentindo ou, simplesmente, trabalhando pelo esporte.


E foi trabalhando pelo esporte que conheci de forma mais próxima o nosso personagem de hoje, número 10 da nossa série “Nossa gente – todos no mesmo pódio”: ALFREDO JOÃO DE MENESES FILHO. Simplesmente, o cara.


Provavelmente pelo tamanho, “Alfredinho” para uns; “Seu Alfredo”, para os companheiros mais jovens da Redação do jornal onde trabalha; ou, simplesmente “Meneses” para este autor, para Biguá, para Tânia e para mais alguns poucos.


Meneses é maranhense de Itapecuru-Mirim, onde nasceu a 11 de fevereiro de 1948. Filho do músico Alfredo Meneses e de Dona Conceição (Concita) Meneses, foi praticamente “adotado” pelo conhecido Cardoso – ex-presidente da AABB São Luís – com quem viria morar na capital maranhense em 1969.


Estudando, Meneses entendeu que não podia nem deveria ficar no “come-dorme” e resolveu aceitar convite de amigos – que conhecera naquele dia-a-dia que envolvia a casa de Cardoso. Tinha apenas 16 anos quando aprendeu e passou a trabalhar como Rádio-Escuta na Rádio Difusora, leva por Edy Garcia. Ali trabalhou ao lado de ícones do esporte até 1974.


A retidão do costumeiro procedimento de Alfredo Meneses fez dele uma refe3rência no esporte maranhense, mais precisamente no “Esporte Amador”. Há muitos anos é Editor de Esportes Amador do Jornal o Estado do Maranhão e, como este autor, convive e conviveu com muitas gerações de atletas de diversas modalidades olímpicas.


Alfredo Meneses é um dos mais corretos jornalistas esportivos do Maranhão. Homem digno e respeitado no meio esportivo por atletas, técnicos e dirigentes. Saiu, com justiça, da cachola de Ivan Sarney, uma homenagem anual ao eminente Jornalista: o nome de uma competição de Voleibol, que acontece todos os anos na AABB – Copa Primavera de Voleibol Alfredo Meneses.


Meneses é o tipo de pessoa que chegou a São Luís para contribuir com o desenvolvimento da cidade. Tem apenas um defeito inaceitável: é torcedor vascaíno.

Foto de José De Oliveira Ramos Oliveira Ramos.  

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.