NOTICIAS (BOAS) DA ESPANHA – TARCÍSIO!!! PARABÉNS

 

sex, 15/06/12 por leopoldovaz | categoria A VISTA DO MEU PONTO, Capoeira, Ciência & Informação  

 

O Prof. Dr. Tarcísio está chegando dia 22 da Espanha. Nunca me acostumei em chama-lo por Tarcísio, para nós (Laércio e eu sempre será o Blitz; mas agora, Doutor com essa bola toda, terei que trata-lo pelo título – que merece!!! – Dr. Tarcísio.   Depois de mais uma temporada nas terras de Cervantes, onde foi convidado a dar aulas no Mestrado Internacional sobre Neurociências e Educação Física (ou Neuroducação e Educação física; ou ainda Neuroeducação Física), pois o nome final ainda esta sendo decidido.   O certo é que vai ministrar a principal disciplina do curso que se chama Neuropedagogia I e II e será orientador de trabalho de TESE ( e não dissertação como no BR). O curso será voltado para professores da Espanha, Portugal e paises da América Latina.
 
A sua  Tese de Mestrado foi públicada eletrônicamente pela Universidade Internacional de Andalucía – UNIA. Recebeu por correio eletrônico solicitação para publicar o trabalho na página da universidade, e lá teve que assinar e enviar a referida autorização.   Foi considerada de utilidade pública, segundo o diretor da Biblioteca; Tarcísio acha que a tese tenha sido esses balaio todo, pois na época os mestrados não eram regido pelo chamado Decreto Real (lei federal), assim cada universidade particularmente pode estabelecer os seus criterios para o trabalho final de curso, ou seja, o seu trabalho, apesar de ser original, é mais uma monografico do que uma dissertação.   Foi o único trabalho publicado pela UNIA de 24 mestrandos em Neurociências entre médicos, biologos, psicologos, físicos, bioquimicos e quimicos. Foram publicar justamente um trabalho de um apedeuta da Educação Fisica!!!
 
Mas santo de casa não faz milagres. Tarcisio enviou uma proposta para dar uma oficina de neuropedagogia na SBPC Jovem, será na UFMA. Não deram nem resposta.   Blitz (ops!!!, Tarcisio) lembrou que seu orientador, quando estava fazendo o trabalho, disse: “Creio que esse teu trabalho ali será como jogar perolas ao porcos,  ninguem dará muita importância para o que tu escrevestes”. Será o profeta????
 
P possivelmente irá ao II Congresso Mundial de Neuroeducación em Lima no Peru que será realizado de 1 a 4 de agosto. Os maiores especialista domundo estarão discutindo esse tema. Não há espaço para apresentação de trabalhos, só conferência e debates.
 
Também está uma luta para que a UFMA aprove o Curso de Capacitação dos Mestres de Capoeira, algo imedito no Brasil, e eu estou convidado e listado para trabalhar com a disciplina historia da capoeira, como já me havia falado antes.  Esse espera já dura 6 meses.

 

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 15 de Junho de 2012 às 09:24.

ManoLeo,

    Vamos tramar o curso na mesma época da SBPC? Daí promovemos e divulgamos pelo CEV. Poderia ser na Viva Água. Laercio

 

Por Sérgio Augusto Rosa de Souza
em 15 de Junho de 2012 às 16:11.

 

Olá Professor Leopoldo, tudo bem? Estou aqui mais uma vez para parabenizá-lo pela democratização da informação.    Me vejo também na obrigação de retificar uma informação que publicou referente ao Curso de Capacitação de Mestres de Capoeira, idealizado pelo prof. Tarcísio em parceria com o Fórum de Capoeira de São Luís/MA, projeto do qual faço parte como colaborador do Departamento de Educação Física da UFMA e como coordenador junto com o prof. Tarcísio. da referida proposta.    O fato é que o projeto foi apresentado em Assembléia do Departamento e posteriormente a outras instâncias da nossa Instituição há dois meses aproximadamente, diferentemente de 6 meses como o senhor coloca. Destaca-se que o referido projeto é uma iniciativa excelente, importante ao fortalecimento pedagógico da capoeira, principalmente pela troca de experiências que  oportunizará entre os atores envolvidos. Provavelmente, os seis meses que o senhor informa são referentes ao tempo que o prof. Tarcísio tenha falado e convidado-o a participar do projeto em seu momento de reflexão e estruturação do mesmo.    O que importa é que é uma ideia muito boa e, estamos comprometidos para que seja executada.    Grande abraço e fico à disposição.  prof. Sérgio Souza - UFMA

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 15 de Junho de 2012 às 17:39.

Pereira, o custo é de 17 mil...


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.