O GINÁSIO COSTA RODRIGUES FAZ FALTA! – por Hamilton Raposo  

O GINÁSIO COSTA RODRIGUES FAZ FALTA!
A globalização da diversão é um fato, São Luís apesar de ficar de fora do circuito dos grandes eventos do país, participa ativamente à sua maneira de quase tudo. A cidade repagina aquilo que é visto nos grandes centros e cria uma cópia maranhense. A tradição cultural da cidade apesar de intocável carece de divulgação e investimento. O fato é que a cidade pulsa festivamente e tem gosto pra tudo!
Os principais eventos da cidade até a década de 1960 eram as festas religiosas e a festa de São Benedito concorridíssima. O grande evento realizado até então foi a Feira de Incentivo e Desenvolvimento a Indústria e Comercio (FIDIC).
A FIDIC era realizada na Praça Deodoro, que ficava cercada por tapumes de madeira e além dos estandes das empresas participantes, havia shows artísticos e um parque de diversão. Foi a primeira vez que vi uma montanha russa!
Logo após a realização da FIDIC, teve início, com uma divulgação muito maior, a Exposição Agropecuária do Maranhão (EXPOEMA), realizada na sede do Fomento Agrícola no bairro do Outeiro da Cruz, onde hoje funciona a sede da APAE.
Neste período alguns cantores e bandas com apelo popular e na onda da jovem guarda, começavam a se apresentar em São Luís. Roberto Carlos realizou seu primeiro show aqui no Ginásio Costa Rodrigues. Depois veio The Clevers que fizera bastante sucesso, os Incríveis e Leno e Lilian. Todos se apresentaram no Ginásio Costa Rodrigues. O Ginásio era um mix de teatro com praça de esporte. Na verdade a primeira arena multiuso.
A cidade funcionava lentamente ao ritmo do videoteipe. Os programas de televisão eram gravados e reapresentados pela única emissora de televisão do estado, a TV Difusora. Durante os anos de 1966 e 1967 respirávamos festivais de música popular e o principal deles foi o da TV Record que revelou: Caetano Veloso, Chico Buarque, Mutantes, Gilberto Gil, Edu Lobo, Elis Regina, Jair Rodrigues, MPB 4, Nara Leão, Tom Jobim e muitos outros. São Luís mais uma vez mostrou-se inserida no contexto nacional e por aqui o Festival de Música Popular do Maranhão, realizado no Ginásio Costa Rodrigues, inseriu cantores e compositores no universo artístico. Sérgio Habibe, Mochel, Cesar Teixeira, Chico e Antônio Saldanha, Ubiratan, Lopes Bogéa, Bandeira Tribuzi foram alguns que apareceram nestes festivais.
Louvação a São Luís, transformada em hino oficial da cidade, foi uma das vencedoras em um desses festivais realizados no Ginásio Costa Rodrigues.
Se o Ginásio Costa Rodrigues sempre foi de multiuso, a sua essência é o esporte e no esporte grandes atletas revelaram suas habilidades para a alegria dos torcedores, atletas como Tião, Hermílio, Zeca, Zé Costa, Gafanhoto, Cão, Gil, Júlio Bezerra, Telma, Biguá, Vitché, Fátima, Paulão, Carlos, Ivone, Helena, Roseana Sarney, Silvana Teixeira, Teresa Bandeira, Djalma Campos, Fifi, João Bala, e o sensacional time de vôlei feminino do Colégio D. Bosco.
A vida ludovicense passava pelo Ginásio Costa Rodrigues. Todos os eventos esportivos e culturais desde a década de 1960 até uns 10 anos atrás foram realizados no Costa Rodrigues. Amizades consolidadas, disputas acirradas, ânimos exaltados, torcidas, namoros, casamentos, inovações musicais, educação e cultura tudo ali foi realizado.
O meu amigo, advogado e professor universitário Heraldo Moreira lembra que na fachada do ginásio tinha os versos do Poeta Gonçalves Dias: “a vida é um combate, que aos fracos abate e aos fortes e bravos só podem exaltar”. Estes versos serviam de mantra, eram recitados todos os dias, lidos e relidos e que lhes servia como lição de vida.
Resta-nos reconstruir o ginásio e voltarmos para a história!

 

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 17 de Janeiro de 2016 às 13:37.

Opa, ManoLeo,

Eu ia armar arenga perguntando quem derrubou o Costa Rodrigues, mas, vou apostar no otimismo: tem algum plano de reconstrução? Quem está empunhando a bandeira da reconstrução?

Tem algum grupo "Amigos do Ginásio Costa Rodrigues"? Alguma campanha? No Google tem um monte de notícia de político reinaugurando o Costa Rodrigues.

Laércio

 

 

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 17 de Janeiro de 2016 às 16:40.

Pereira,

Como sabe, durante a administração Jackson Lago destruiram o Costa Rodrigues, com a desculpa de reformá-lo. Gastaram e pagaram 5 milhões pelo (des)serviço... depois de muita arenga, na administração do Joaquim na SEDEL, as obgras foram retomadas e, ao final do governo Roseana, a 'obra' foi entregue, como ARENA... mudaram o ginasio e já um ano e poucos meses da atual administração - Flavio Dino, com o teu amigo Jardim da SEDEL - até o momento não reabriu.

Contionua lá, fechado, sem utilização... ningué, reclama nada!!!

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.