Educação Física no Maranhão

Ponto de Encontro dos Profissionais, Estudantes e Pesquisadores em Educação Física e Esportes no Maranhão

Entrar na Comunidade

Professor e Cidadão, Por Jorge Bento



 

Professor e cidadão

Para mim as coisas são claras: é impossível dissociar o professor do cidadão, o magistério docente do exercício da cidadania. E porquê? É inconcebível a docência, seja na escola, seja na universidade, sem estar comprometida com a procura e a afirmação da verdade, com a eliminação e recusa do erro e de tudo quanto afunda na indignidade. E também não é concebível a cidadania casada com a falsidade.
O pressuposto parece insofismável. A realidade está muito longe de lhe corresponder, pelo menos na universidade, o que é deveras paradoxal. A docência universitária requer espírito científico, forjado no cultivo da busca da verdade. É a isso que se comprometem os cientistas, deitando mãos a métodos fiáveis para fundar os seus estudos e conclusões. Este hábito devia fazer o monge, mas é tão pesado que um número muito grande de frades o despe na primeira oportunidade. Afinal, o apego às exigências da verdade e da cidadania é um fardo incómodo, difícil de transportar.

 

Comentários

Por Sidney Forghieri Zimbres
em 10-02-2017, às 17h06.

Concordo plenamente com o Prof. Jorge Bento. Agora, como desenvolver a cidadania plena com uma educação, principalmente no ensino superior, tão cheia de proselitismo?

 

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 11-02-2017, às 09h00.

http://cev.org.br/comunidade/maranhao/debate/formacao-do-bom-profissional-por-jorge-bento

 

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade. Clique aqui para entrar.


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.